Notícias

Itapema FM  | 28/11/2014 11h02min

Cantor Wado revela músicas que foram marcantes em sua vida

Aos 37 anos, Wado soma 12 na música, sete discos solo e uma trajetória de apresentações de destaque

Atualizada às 11h02min

Ele nasceu Oswaldo Schlikmann Filho, foi criado como Wadinho e adota apenas Wado artisticamente. O florianopolitano, que hoje vive em Maceió, cresceu em um condomínio perto da UFSC, com "uma horda de muitos Peter Pans e Sininhos aprontando juntos". E essa lembrança da vida na Ilha virou letra da faixa Hercílio Luz, no álbum Atlântico Negro (2009).

Aos 37 anos, Wado soma 12 na música, sete discos solos e uma trajetória de apresentações de destaque - como no Tim Festival, no Goiana Noise, no Rec Beat e no Abril Pro Rock. Seus trabalhos mais recentes, Samba 808 (2011) e Vazio Tropical (2013), foram eleitos os melhores do ano no Brasil pela Rolling Stone. O último, produzido pelo amigo Marcelo Camelo, pode ser baixado gratuitamente em wado.com.br.

Inspiração familiar
Comecei a tocar aí na Trindade (bairro da Capital) com meu tio Samuel Cardeal, que me dava aulas de violão. Ele é um grande instrumentista de Brusque, onde mora a família da minha mãe. No dia em que me formei (em Jornalismo), por volta de 2000, fui para o Rio tentar a sorte na música.

ESTILO QUE MAIS CURTE
Tenho ouvido muito Phoenix (foto), que é uma banda francesa que canta em inglês. Estou gravando um disco de rock meio nessa onda. Rápido, expansivo, bem diferente do Vazio Tropical. Adoro a nova cena, Fleet Foxes, Bon Iver, Sondre Lerche, essas coisas.

 
 
Leia também:
Emerson Gasperin: críticas e dicas musicais 

MÚSICA MARCANTE
Maracatu Atômico na versão de Gilberto Gil. Numa curta temporada em Londres, onde fui visitar uma namorada, ouvir isso (tocava direto!) em Camden Town era sensacional.. 
 
SHOW IMPERDÍVEL
Assisti Sonic Youth (foto) em Londres num antigo teatro caindo aos pedaços, foi lindo. Vi também a Björk, com Hot Chip, em São Paulo. E quando vejo/ouço Luiz Melodia sinto que ele coloca todos os gringos no bolso.

 

Não pode faltar

:: PARA ESCUTAR DEITADO NA REDE
Cidade Grande

:: PARA CANTAR A NAMORADA
Rosa

:: PARA REGRAVAR
 Flores do Bem

:: PARA OUVIR NO VERÃO-DELÍCIA
Primavera Árabe



PARA ASSISTIR
O clipe do Jack White Lazaretto ficou demais, todos os símbolos do rock estão ali. Não gosto de nostalgia, estou muito feliz de viver o meu tempo e acompanhar os lançamentos dos artistas de quem sou fã. Isso é ótimo.

DIÁRIO CATARINENSE
Pedro Ivo Euzébio / Divulgação

Nascido Oswaldo Schilikmann Filho, cantor foi criado como Wadinho e adota apenas Wado artisticamente
Foto:  Pedro Ivo Euzébio  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.