Notícias

Itapema FM  | 26/09/2014 16h45min

Feira do Livro de Joinville tem primeiros detalhes da programação definidos para 2015

Confira os escritores que já confirmaram presença no evento

A primeira reunião que debateu a programação da Feira do Livro de Joinville de 2015 ocorreu na quinta-feira, com os principais parceiros do evento. Além da curadora da Feira de Joinville, Maria Antonieta Cunha e da presidente do Instituto da Cultura e Educação, Sueli Brandão, do vice-presidente do instituto, Jura Arruda e da diretora financeira, Fernanda Brandão, também estavam presentes representantes da Fundação Cultural de Joinville, da Associação Confraria das Letras, do Sesc Joinville e do jornal "A Notícia".
 
— É hora de tratar as relações da literatura com as outras artes. O menino quer se divertir e vai ao cinema. Precisamos fazer com que ele compreenda que a literatura também é arte, também é um momento de lazer e tem mais fácil acesso, inclusive.

Com estas palavras, Maria Antonieta deu início à reunião. Ela explicava o tema escolhido para estabelecer paralelos entre as atividades e ações da Feira 2015, que está prevista para 10 a 19 de abril: será A Literatura e Seu Entorno.

É uma provocação às possibilidades que a leitura oferece quando retirada da "caixinha da chatice" em que, geralmente, as escolas a colocam. Para isso, os autores convidados foram selecionados a partir de temáticas que o relacionam com literatura: jornalismo, cinema, teatro, história, artes plásticas e tecnologia.

Os nomes Rogério Pereira, Marçal Aquino, Tino Freitas, Luiz Antônio Aguiar, Ciça Fittipaldi e Leo Cunha estão confirmados para tratar destes conteúdos, assim como a escritora e curadora do Prêmio Jabuti Marisa Lajolo, que fará a palestra de abertura.

Batalhas da literatura

Entre os maiores desafios da Feira do Livro para o ano que vem estão o envolvimento de mais professores em oficinas e cursos, o aproveitamento máximo de cada atividade, a busca por um auditório para suprir o Teatro Juarez Machado (que já está reservado para um congresso no mesmo período) e, principalmente, conquistar investimentos financeiros.

A Feira foi aprovada pela Lei Rouanet para captação de recursos, mas ainda enfrenta dificuldades para alcançar as metas que uma boa programação precisa. Vale lembrar que a Feira de Joinville ficou em quarto lugar na lista de projetos de eventos literários do edital da Biblioteca Nacional, à frente até da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty.

A NOTÍCIA
Ver Descrição / Ver Descrição

Marçal Aquino é um dos escritores convidados para as atividades da Feira do Livro de 2015
Foto:  Ver Descrição  /  Ver Descrição


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.