Itapema FM | 25/09/2014 21h50min
A arte inclusiva emocionou o público que esteve nesta quinta-feira pela manhã no Teatro Juarez Machado, em Joinville. No local, crianças, jovens e adultos deficientes intelectuais encenaram projetos de dança e de teatro desenvolvidos pelo programa Arte para Todos.
O evento é promovido anualmente pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar) em parceria com o Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (Naipe), da Secretaria de Saúde de Joinville.
A coordenadora do Naipe, a fonoaudióloga Cínthia Friedrich, a terapeuta ocupacional e atriz Nathielle Wougles, e a professora de dança Maria Fortuna trocaram impressões com a plateia durante as apresentações. Cínthia relatou que os alunos atendidos pelo Naipe ganharam mais autonomia e autoestima ao participarem das oficinas práticas e "passaram a ser protagonistas da própria vida".
Os primeiros a apresentarem os projetos de dança e teatro foram os alunos do laboratório de teatro do Naipe. Em seguida, os integrantes das oficinas de teatro infantil, projeto patrocinado pelo Simdec, expuseram suas interpretações das tarefas comuns de um dia na vida de uma criança. Já os alunos das oficinas de teatro infantil contaram com um banquinho para apresentar o exercício cênico "Assim Somos Nós". Por fim, o grupo de teatro Arte para Todos, formado por ex-alunos do Laboratório de Teatro e mantido pelo impar, levaram ao palco "Nasci Artista, Faço Arte".
As apresentações arrancaram palmas, sorrisos e lágrimas do público. Os movimentos por vezes tímidos, por vezes ritmados da pequena Nicole Eduarda, de 11 anos, comoveram a avó Sebastiana Góes, de 59 anos.
_ É a primeira vez que entro nesse teatro. Estou emocionada _ revelou.
O Arte para Todos promove a inclusão e a inserção sociocultural por meio das artes cênicas _ dança e teatro _ desde 2012. Participam do programa pessoas que manifestam aspectos de diferentes deficiências, como transtornos psicomotores, síndromes genéticas, acometimentos na parte física (diplegia e a paralisia cerebral), além de alterações do comportamento.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.