Notícias

Itapema FM  | 29/07/2014 06h01min

Amandos Sell celebra 40 anos de carreira com exposição em Joinville

Exposição do artista plástico joinvilense na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew reúne 20 quadros

Tuane Roldão  |  tuane.roldao@an.com.br

Vivas, com muitas cores e produzidas por meio da técnica de pontilhismo, as obras do joinvilense Amandos Sell são bem características. Se nunca as viram pessoalmente, os moradores de Joinville provavelmente as conhecem das listas telefônicas da cidade dos anos de 1988, 2003 e 2006, quando desenhos do artista coloriram as capas do guia. Hoje ele celebra seus 40 anos de carreira em exposição na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew que reúne 20 quadros, sendo 10 inéditos, criados a partir de março deste ano.

Aos 13 anos, Amandos, os pais e o irmão se mudaram para a casa onde ele ainda vive hoje com duas cachorrinhas resgatadas da rua e que fica na Estrada da Ilha, zona rural da cidade.

A paisagem local, as serras Dona Francisca e do Mar, a cultura açoriana do litoral, a natureza de São Bento do Sul e Campo Alegre, além do folclore brasileiro: tudo isso compõe os cenários dos quadros do artista autodidata.

Na escola, gostava de desenhar e pintar, mas nem imaginava ganhar a vida com as artes visuais. Hoje não se vê em outra ocupação e agradece a escolha que fez há 40 anos. Ele tem vontade de continuar pintando “até não dar mais”, mas não deseja dar aulas e possui uma opinião bem formada sobre o ensino da sua profissão:

– Arte não se aprende em escola. Se eu ensinar, será apenas repetição. Cada um tem que explorar o seu talento. Fiz aulas na Casa da Cultura com o Victor Kursancew, mas era uma escola, você seguia aquela linha e pronto. Gosto de ter liberdade, estilo. As pessoas não precisam olhar o nome para identificar um trabalho como o meu.

Aos 70 anos cuida do quintal e das cachorras, aprecia espetáculos de dança e teatro. Nunca casou ou teve filhos – o que, segundo ele, não faz falta. Prefere não depender de ninguém e não ter ninguém dependendo dele. Amandos já está com exposição marcada para maio do ano que vem na galeria El Clandestino, também em Joinville, com uma série de trabalhos pequenos e inéditos.

Ele diz que costumava ser menos burocrático expor em museus. O artista escolhia a data e o local e apresentava uma proposta ao coordenador do espaço. Hoje os projetos devem passar pelo conselho consultivo da Fundação Cultural de Joinville. Amandos também crê que não haja muito incentivo para viver de arte da cidade. Ele, que é aposentado, precisa continuar trabalhando.

Ao contrário da exposição comemorativa aos 30 anos, que fazia uma retrospectiva de sua carreira, esta marca os 40 anos com obras produzidas a partir de 2006. De todo o seu acervo, as peças favoritas, segundo ele, são aquelas que todos querem – e que, portanto, já foram vendidas. Os quadros não serão comercializados na exposição que inicia hoje, mas variam entre R$ 2,5 mil e R$ 6,5 mil e podem ser adquiridos em contato posterior com o criador.

– Eu espero agradar o público com meu trabalho. Os joinvilenses sempre me prestigiaram, então estou com boas expectativas – conta o artista.



O quê: exposição 40 anos de Amandos Sell
Quando: abertura hoje, às 19h30. Visitação até 5 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 20h
Onde: Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (Rua Dona Francisca, 800, Centro, Joinville)
Quanto: entrada gratuita

Salmo Duarte / Agencia RBS

Autodidata, pintor nunca quis lecionar, pois defende que arte não se aprende na escola: “Se eu ensinar, será apenas repetição”
Foto:  Salmo Duarte  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.