Notícias

Itapema FM  | 23/07/2014 11h49min

Filmes brasileiros fazem sua estreia no 9º Festival de Cinema Latino-Americano, em São Paulo

O evento começa nesta quinta-feira, dia 24, e dura uma semana

Uma boa pedida para quem passar por São Paulo nos próximos dias: filmes brasileiros inéditos estarão em exibição no 9º Festival de Cinema Latino-Americano, que começa nesta quinta-feira, dia 24, e vai até o dia 30 de julho. São nove salas, com programação inteiramente gratuita.
 
Um dos destaques é o filme Anna K, estreia do multiartista José Roberto Aguilar na direção de longas. Interpretada por Leona Cavalli, a protagonista do filme sofre de dupla personalidade e está obcecada por Anna Karenina, personagem do romance de Tolstoi. Também inédito, Amparo, de Ricardo Pinto e Silva  - de Querido Estranho, de 2004 -, é baseado no livro ganhador do Prêmio Jabuti Nadando Contra a Morte, do escritor Lourenço Cazarré, no qual diferentes depoimentos dão conta da tentativa de suicídio de uma adolescente, que dera à luz há dois dias. Já Corte Seco, que também estreia no festival, é a primeira incursão no cinema ficcional do documentarista e escritor Renato Tapajós, de Linha de Montagem, de 1982. Passado em 1969, em plena ditadura militar brasileira, o filme acompanha cinco militantes da esquerda armada que experimentam uma semana de tortura e puro terror. Como o personagem principal da produção, Tapajós também esteve preso na Oban (Operação Bandeirante), tendo sido igualmente torturado.
 
Autor do premiado documentário Mataram Meu Irmão, o cineasta Cristiano Burlan promove a estreia no evento de seu sexto longa-metragem, Hamlet, livremente adaptado da célebre tragédia teatral de William Shakespeare. Em Periscópio, nova produção do diretor Kiko Goifman - de 33, de 2003, e Filmefobia, de 2008 -, dois personagens solitários vivem confinados em um apartamento, numa relação de dependência, desconfiança e repulsa - até que um olho mecânico rasga o chão do lar, sem explicação aparente. Já em Mão na Luva, outro inédito em telas paulistas, os diretores Roberto Bomtempo (de Depois Daquele Baile, de 2006) e José Joffily (de Quem Matou Pixote, de 1996) focalizam a última noite de um casal sob o mesmo teto, com direito a acusações e revelações - mas também lembranças de uma paixão. Romance Policial é o mais recente longa-metragem do roteirista e diretor chileno radicado no Brasil Jorge Duran, responsável por títulos como A Cor de Seu Destino, de 1986, e Proibido Proibir, de 2006. O filme acompanha um funcionário público, com vocação para escritor, em sua viagem ao árido e deslumbrante Deserto de Atacama, no Chile. Uma jovem em fuga, um homem assassinado e a proibição de deixar o país vão, no entanto, alterar seus planos.

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial ou a fanpage do evento.

ITAPEMA
Anna K / Divulgação

A protagonista de 'Anna K', interpretada por Leona Cavalli, sofre de dupla personalidade e está obcecada pela personagem Anna Karenina
Foto:  Anna K  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.