Notícias

Itapema FM  | 30/06/2014 07h33min

Preparativos para a estreia de O Quebra Nozes estão a todo o vapor na Escola Bolshoi

Figuinos estão sendo confeccionados com a coordenação da russa Galina Urekhova

RAFAELA MAZZARO  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

O expediente para a estilista russa Galina Urekhova tem sido de 12 horas desde que ela assumiu a coordenação da confecção dos figurinos de O Quebra Nozes para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville. No ramo há 40 anos, a nova contratada da instituição comanda parte importante dos bastidores do espetáculo que estreará em novembro no Centreventos Cau Hansen. É das mãos dela e de outras cinco costureiras que sairão mais de cem figurinos, muitos deles compostos de até sete peças.

Alguns dos materiais que já estão virando vestidos e casacos luxuosos de época foram trazidos da Rússia pela própria estilista. Desde que foi convidada para comandar a produção do novo espetáculo, no ano passado, Galina vem procurando tecidos para que os trajes deixem a coreografia ainda mais encantadora.



Enquanto no ateliê, o entra e sai de bailarinos para ajustes é constante, a produção trabalha na definição dos cenários, efeitos e parte técnica e os professores cuidam para que a coreografia fique à altura da remontagem assinada por Vladimir Vasiliev. Os quatros meses que faltam para a grande estreia parecem semanas aos olhos de funcionários e alunos.

— Estamos tentando materializar todo o cenário a partir do que Vasiliev concebeu. Temos muitos desafios para colocar no palco — afirma a coordenadora de produção e eventos da escola, Sylvana Albuquerque.

Para montar um balé de repertório completo é preciso envolvimento de uma série de profissionais. Ainda mais porque a montagem da escola joinvilense será diferente até mesmo da apresentada no Bolshoi de Moscou. Uma das novidades é a participação do VJ Vigas, tetracampeão mundial de projeções. O artista joinvilense criará projeções animadas a partir de telas pintadas por Vasiliev.

O Quebra Nozes reserva surpresas que vão além da coreografia originalmente composta por Tchaikovsky, no século 19. A história, que se passa no período de Natal, será endossada com efeitos de neve, confeccionada com pequenos quadrados de 1 cm por 1 cm de ceda branca.

— É toda uma série de detalhes que vão além do trabalho do bailarino — justifica Sylvana.

A estreia está marcada para 26 de novembro e conta com o patrocínio da Petrobras. O Quebra Nozes é o terceiro balé de repertório completo montado pela escola, que já conta no repertório com Giselle e Chopiniana, além de outras suítes e obras contemporâneas.

A NOTÍCIA
Salmo Duarte / Agencia RBS

Mais de cem figurinos serão produzidos para a estreia
Foto:  Salmo Duarte  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.