Notícias

Itapema FM  | 07/06/2014 07h04min

Fundação Cultural Badesc em Florianópolis inaugura nova sala expositiva

Primeira exposição do Espaço 2 será a coletiva Diálogos Expostos, com obras que variam entre desenho, moda, fotografia, pintura, gravura, design, instalação, vídeo dança, vídeo arte e música

Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

Se a "arte existe para que a verdade não nos destrua", famoso ditado nas redes sociais atribuído a Nietzsche, há uma grande frente de artistas em Florianópolis dispostos a impedir a destruição. A inauguração de uma nova sala expositiva no Centro da Capital, o Espaço 2 da Fundação Cultural Badesc, comprova que há em Santa Catarina uma imensa produção artística à espera para ser vista - só aguarda mais locais para isso.

E são justamente as modalidades artísticas nem sempre mostradas com tanta assiduidade os destaques da exposição de abertura, a coletiva Diálogos Expostos. A mostra reúne desenho, moda, fotografia, pintura, gravura, design, instalação, vídeo dança, vídeo arte e música. Hoje, na abertura, será apresentada a performance Logunéde, de Gregori Homa.

O Espaço 2 localiza-se no segundo piso da Fundação, onde funcionava a sala da direção geral. Tem pouco menos de 40 m² e uma vista privilegiada da frente do casarão, com sacada. Do lado de dentro, se encontra com o hall da sala de cinema e das salas de oficinas.

— Não queríamos que fosse um espaço como o Fernando Beck - afirma Eneléo Alcides, diretor geral da instituição.

A sala Fernando Beck existe há 23 anos - há oito no atual prédio da Fundação, na Rua Visconde de Ouro Preto - e sedia mostras a cada dois meses, em média, de artistas contemporâneos. Por ano, o espaço recebe em torno de 80 a 100 propostas de exposições.

—Existe uma demanda grande por espaços para expor em Florianópolis, e por isso decidimos ampliar. O Espaço 2 está especialmente aberto ao diálogo com diferentes empreendedores culturais - diz ele.

Empreendedores como a coreógrafa e professora Bárbara Rey, uma das 10 convidadas a selecionar artistas para a inauguração. Ela sugeriu a obra O Estado em que me Encontro, uma vídeo dança de Adilso Machado. Trata-se de uma coreografia concebida pelo bailarino do Cena 11 para ser apresentada em vídeo.

—O corpo dança, mas é apresentado como obra de arte visual. Falta muito espaço para vídeo dança e esse tipo de obra é exibida como acessório em festivais ou espetáculos de dança - comenta Bárbara.


Escultura de Franzoi também será exposta


Além dela, a direção da casa convidou nomes como Sandra Makowiecky, Diego de los Campos, Néri Pedroso, Philippe Arruda e Isabela Sielski que selecionaram 10 artistas e suas obras, entre eles Juliana Hoffmann, Franzoi, Andressa Proença Rosa e Diogo de Haro.

— A gente pretende aproximar o espaço de outras modalidades artísticas, como cinema expansivo, vídeo arte, moda conceitual. O objetivo é provocar curadores para que tragam propostas novas, alternativas.

:: Agende-se

O quê: exposição coletiva Diálogos Expostos, que inaugura o Espaço 2
Quando: hoje, às 11h. Visitação até 31 de julho, de segunda a sexta, das 12h às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

Informações: (48) 3224-8846

DIÁRIO CATARINENSE
Adilso Machado / Reprodução

Vídeo dança "O Estado em que me encontro", de Adilso Machado, é uma das obras da exposição
Foto:  Adilso Machado  /  Reprodução


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.