Notícias

Itapema FM  | 17/04/2014 15h53min

"Copa de Elite" naufraga na tentativa de fazer piada com filmes brasileiros

Longa protagonizado por Marcos Veras e Júlia Rabello e recheado de subcelebridades no elenco estreia nesta quinta-feira nos cinemas

Daniel Feix  |  daniel.feix@zerohora.com.br

Difundidas nos EUA (vide, recentemente, títulos como Todo Mundo em Pânico e Não É Mais um Besteirol Americano), as comédias escrachadas que parodiam o mundo do cinema não emplacam no Brasil. Totalmente Inocentes (2012), com Fábio Porchat, foi um fracasso. Copa de Elite, com outros integrantes do Porta dos Fundos à frente do elenco (Marcos Veras e Júlia Rabello), estreou ontem com bem mais barulho – e alinhada com as comédias populares mais baixas produzidas no país nos últimos anos, o que, desta vez, faz o sucesso de público ser uma possibilidade real.

Além das piadas com filmes como Se Eu Fosse Você (2006), Chico Xavier (2010) e Minha Mãe É uma Peça (2013), e com o Festival de Gramado, não faltam passagens escatológicas. Há luta de anões, um pênis "atômico" capaz de provocar grande destruição e, lá pelas tantas, uma genitália masculina tatuada no protagonista.

Protagonista este que trabalha na tropa de elite da PM e se chama Capitão (papel de Veras) – referência ao personagem de Wagner Moura no filme de José Padilha. Junto à parceira, a dona de sex shop Bia Alpistinha (referência a Bruna Surfistinha e a De Pernas pro Ar), ele persegue um ator arrogante (Rafinha Bastos) que quer matar o papa Francisco no Maracanã, em plena final da Copa entre Brasil e Argentina.

Brincadeiras infames com os hermanos não poderiam ficar de fora, assim como a gozação com a homossexualidade – no caso, de um soldado da tropa do Capitão. Ainda aparecem em cena celebridades e subcelebridades, de Anitta (que interpreta uma repórter de tevê) a Bruno de Lucca (como ele próprio), passando por Alexandre Frota (fantasiado de mãe do protagonista) e o grupo de pagode Molejo, o que revela a tentativa de diálogo com a classe média que se diverte consumindo o lado trash da fama – no elenco de Copa de Elite, a impressão é a de que só faltou um ex-BBB.

Pode dar certo, mas seria mais digno se houvesse menos baixaria. E se a sátira fosse além da mera reutilização de figuras do showbiz nacional, posicionando-as em novas situações e não apenas apresentando-as como se o riso dependesse de nada além da própria presença delas.

Copa de Elite
De Vitor Brandt.
Com Marcos Veras, Julia Rabello, Rafinha Bastos, Alexandre Frota e Anitta.
Comédia, Brasil, 2014. Duração: 99 minutos.
Em cartaz no circuito a partir desta quinta-feira.
Cotação: 1 (de 5) estrelas.

ZERO HORA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.