Notícias

Itapema FM  | 17/04/2014 12h08min

Evento transforma Florianópolis no palco do jazz

4º Jurerê Jazz Festival vai reunir 17 grupos que tocam em vários pontos da cidade, de 24 de abril a 4 de maio

Florianópolis será o palco do jazz de 24 de abril a 4 de maio, quando acontece o 4º Jurerê Jazz Festival, um dos grandes eventos do país que envolve o estilo musical. A edição deste ano, com 11 dias de duração, apresenta um número ainda maior de atrações e palcos. O diretor artístico do evento, Abel Silva, explica que a ampliação do festival está relacionada diretamente ao aumento do interesse do público. "Nos sentimos na obrigação de melhorar em todos os aspectos, principalmente na qualidade dos grupos; tanto que este ano teremos sete países representados", explica. Serão 17 artistas e bandas locais, nacionais e internacionais - vindos de Israel, França, Bélgica, Estados Unidos, Colômbia e Chile. Haverá shows gratuitos e pagos, e também oficinas. Além do jazz, o público pode apreciar outros gêneros musicais, como jazz fusion, música instrumental brasileira e jazz experimental.
 
A atração mais esperada desse ano é o israelense Avishai Cohen, considerado um dos mais ativos baixistas e compositores de jazz da atualidade. Ele sobe ao palco com dois conterrâneos, o pianista Nitai Hershkovits e o baterista Daniel Dor. Outro grande destaque do festival será o show do Trio Corrente, grupo brasileiro que acaba de ganhar o Grammy de melhor álbum de jazz latino por Song For Maura, seu primeiro CD, ao lado do clarinetista e saxofonista cubano Paquito D'Rivera. O show de Lenine com a Camerata Florianópolis promete ser outro momento memorável do evento, assim como as apresentações das bandas Hurtmold, Skrotes e Brass Groove Brasil.
 
A programação tem como palco principal Jurerê Internacional, onde os shows acontecem no Il Campanário Villagio Resort e Jurerê Open Shopping. Os dois principais teatros da cidade, o Ademir Rosa, no CIC (Centro Integrado de Cultura), e o Pedro Ivo, na SC 401, também recebem a programação do Festival. Para democratizar o acesso ao Jurerê Jazz, o festival terá palcos em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis e no Terminal Integrado do Centro (TICEN). Esta programação popular, que acontece no dia 30 de abril, está inserida no International Jazz Day, iniciativa global da UNESCO para celebrar as virtudes do jazz como uma ferramenta educacional e uma força para a paz, a unidade, o diálogo e a cooperação entre as pessoas.
 
Saiba mais sobre alguns dos principais artistas participantes - e confira a programação completa, em jurerejazz.com.
 
 
Avishai Cohen e New Trio
 
Durante as ultimas duas décadas Avishai Cohen conquistou a reputação de um dos maiores baixistas de jazz do mundo. Mas é como compositor que seu valor musical tem crescido. Agora, com seu novo trio, ele traz novas composições e arranjos para o palco, junto com as favoritas da plateia, de gravações antigas e shows ao vivo. Acompanhando Avishai Cohen estão dois jovens talentos de Israel: um deles é Nitai Hershkovits, o pianista de dedos de ouro que Avishai descobriu em um pequeno café em Tel Aviv. Nitai foi o parceiro musical de Avishai no album de dueto Duende e exerce um papel importante no último album de Avishai, Almah. Acrescentando às surpresas do palco está o muito talentoso Daniel Dor, que recentemente foi cotado como "fora de série". A energia que Avishai investiu em trazer o contrabaixo para destaque e ao mesmo tempo expandindo as fronteiras de jazz deu muito certo e trouxe a ele prêmios e reconhecimento internacional.

 
Lenine
 
Sua história ocupa um espaço sólido como cantor, compositor, arranjador, músico e produtor. São mais de 500 canções, sendo muitas já gravadas por artistas como Maria Bethânia, Milton Nascimento, Maria Rita, Elba Ramalho, O Rappa, Fábio Jr, Frejat, Gabriel O Pensador, Dionne Warwick, entre outros. Ao longo desta história foram nove álbuns lançados, três DVDs, incluindo CD e DVD gravados ao vivo em Paris na Citté de La Musique e duas coletâneas, sendo uma lançada nos Estados Unidos pelo selo Six Degrees; além de direção e produção musical de filmes, trilhas sonoras de seriados, novelas e dança como a produzida para o Grupo O Corpo. Lenine conquistou cinco prêmios Latin Grammy, dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), dois Prêmios da Música Brasileira, quatro prêmios Tim de Música e dois prêmios Sharp.
 
 
Trio Corrente

O Trio Corrente levou o Grammy de melhor álbum latino de jazz em 2014. Song For Maura foi gravado em parceria com o clarinetista, saxofonista e compositor cubano Paquito D'Rivera, que "entrou na estética brasileira do trio", de acordo com o pianista Fábio Torres. O último brasileiro a vencer na categoria foi Tom Jobim, em 1995, por Antonio Brasileiro. Lançado em 2013, o instrumental Song For Maura reúne composições autorais e releituras. Na premiação, desbancou La Noche Más Larga, de Buika; Yo, de Roberto Fonseca; Egg_n, de Omar Sosa; e Latin Jazz-Jazz Latin, do Wayne Wallace Latin Jazz Quintet. O trio paulista - único representante brasileiro entre os indicados deste ano - é integrado ainda por Edu Ribeiro (bateria), e surgiu na cena musical em 2005, com o primeiro álbum, Corrente. De lá para cá, colaborou com Joyce Moreno, Hamilton de Holanda, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso e Anthony Wilson, além de ter estabelecido a parceria com D'Rivera em 2010, no Festival Jazz e Blues de Guaramiranga.


Hurtmold
 
Formado em 1998 pelos amigos Mauricio Takara, Guilherme Granado, Marcos Gerez, Mário Cappi e Fernando Cappi, tendo Rogério Martins se integrado à banda em 2003, o Hurtmold vem se apresentando pelo Brasil e exterior e lançando discos desde então. Com base no rock, mas empilhando outras diversas referências (musicais ou não), o grupo se utiliza de inúmeros instrumentos, resultando numa sonoridade de forte caráter orgânico, recheado de texturas, ora tensas ora delicadas, e sempre aberta a improvisações. O Hurtmold já dividiu o palco com músicos como o norte-americano Rob Mazurek, o brasileiro Paulo Santos (Uakti) e o suiço Thomas Rohrer. Individualmente seus integrantes colaboraram com os artistas Naná Vasconcelos, Pharoah Sanders, Bill Dixon, Roscoe Mitchell, Prefuse 73, Dan Bitney (Tortoise), Joe Lally (Fugazi), Mike Ladd, High Priest, entre outros. Desde 2008 acompanham o músico carioca Marcelo Camelo (Los Hermanos) como banda de apoio do seu trabalho solo, nas gravações e em shows pelo país e exterior. Em abril de 2012 o Hurtmold entrou em estúdio para a gravação do seu quinto álbum, que foi lançado em dezembro do mesmo ano pela Submarine Records. Intitulado Mils Crianças, o disco foi gravado no Estudio El Rocha, em São Paulo, por Fernando Sanches, e mixado por Scotty Hard no Ingua Recording, Brooklyn/NY. Em 2013 o Hurtmold entra em turnê com o show deste novo álbum.

ITAPEMA FM
Avishai Cohen / Youri Lenquette

A atração mais esperada desse ano é o israelense Avishai Cohen, considerado um dos mais ativos baixistas e compositores de jazz da atualidade
Foto:  Avishai Cohen  /  Youri Lenquette


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.