Notícias

Itapema FM  | 18/03/2014 19h56min

Bailarina do Bolshoi de Joinville é aceita na universidade tecnológica mais famosa do mundo

Luana Lopes Lara vai largar a dança para cursar engenharia no MIT, nos Estados Unidos

Pedro Machado  |  pedro.machado@an.com.br

Ela é mineira e morou no Rio de Janeiro, mas foi em Joinville que Luana Lopes Lara conseguiu abraçar suas duas grandes paixões: a dança e os estudos. Aos 17 anos, ela integra um grupo de bailarinas do Bolshoi que está em Salzburgo, na Áustria, para apresentar a peça O Lago dos Cisnes.

Foi lá, no Velho Mundo, que ela soube, na última sexta-feira, ter sido selecionada para estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos.

O feito é para poucos. Além dela, apenas outros dois estudantes brasileiros foram selecionados pela renomada universidade, referência mundial em pesquisas tecnológicas.

Luana foi aprovada para o curso de engenharia elétrica do MIT, mas quer estudar robótica. Ela sonha tornar mais naturais os movimentos, ainda engessados e biônicos, dos robôs.

—Acho que o balé me ajudará nisso—, diz a jovem.

A preparação para a mudança ainda está no início, mas Luana não terá muito tempo para arrumar as malas. Ela volta da Áustria no dia 8 de abril e já no dia 10 terá de se apresentar no MIT.

Foco e dedicação

A seleção de Luana não veio por acaso. Para se credenciar ao MIT, ela encarou muitas horas de dedicação aos livros e poucas ao sono.

—Ela sempre foi extremamente focada, fugindo dos padrões. Enquanto os jovens da idade dela pensavam em balada, a Luana se dedicava aos estudos—, diz a orgulhosa mãe Claudia.

Desde pequena, conta a mãe, Luana mostrou interesse na dança, talvez inspirada na irmã mais velha, que também já dava seus passos. A rotina pesada, dividida entre os  livros da área de exatas e as aulas no Bolshoi, nunca foi um empecilho.

—A Luana sabia conciliar. Acho que, quando ela dança, extravasa o cansaço dos estudos—, diz Claudia.

Currículo de fazer inveja

Luana cursou o ensino médio na Escola Técnica Tupy/UniSociesc, onde se formou no último ano. Em sala de aula, seu desempenho foi exemplar: em três anos, três méritos escolares. No terceirão, alcançou uma nota geral de 9,73, a melhor entre todas as turmas.

—Ela sempre foi a melhor aluna—, conta a coordenadora da escola, Marcia Ivanowski.

No ano passado, Luana foi uma das 25 selecionadas, entre cerca de 200 candidatos, para um curso de uma semana na Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica da Universidade de São Paulo (USP). Ela tirou a nota mais alta da sua turma na prova final e foi premiada na cerimônia de encerramento do curso.

Ainda em 2013, a jovem conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e foi selecionada para o processo seletivo para representar o País nas edições latino-americana e mundial do evento neste ano.

A seleção para o MIT veio depois de um processo que envolveu provas de física, matemática e história mundial, redações, atividades extracurriculares e entrevistas. Ela mesma pediu à escola cartas de recomendação ao instituto.

A NOTÍCIA
Aurea Silva / Divulgação

Luana faz parte da Escola do Teatro Bolshoi desde 2011
Foto:  Aurea Silva  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.