Notícias

Itapema FM  | 12/02/2014 21h31min

Feira do Livro lança o Prêmio Joinville de Literatura nesta quinta-feira

Concurso cultural terá duas categorias, ambas voltadas para a integração dos leitores com a arte

Atualizada em 23/09/2014 às 10h38min

Passear pela Feira do Livro de Joinville sem fazer contas de quanto pode gastar. Apresentar autores renomados para a plateia antes de sua entrada no palco. Receber das mãos dos ídolos uma premiação. Apaixonados por livros, podem parar de sonhar — e começar a se preparar para o Prêmio Joinville de Literatura, que será lançado hoje, na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin. O concurso cultural faz parte da 11ª Feira do Livro de Joinville, que ocorrerá de 4 a 13 de abril.

Leia também:
Curta a página do caderno Anexo no Facebook
Acompanhe outras notícias sobre literatura

A premiação será dividida em duas categorias: o concurso de mediadores de leitura e o concurso Eu e o Livro, para estudantes de ensino fundamental e médio. Para cada um deles, o troféu será a pilha de livros que poderão comprar durante o evento: serão distribuídos R$ 500 em vale livros para os 18 vencedores, além de R$ 300 em vales para os professores responsáveis pela premiação estudantil.

A ideia do Prêmio Joinville de Literatura partiu da curadora da 11ª edição da Feira, a escritora e professora Maria Antonieta Cunha. É uma forma de integrar os leitores ao evento, já que este é uma ação de promoção da leitura. Daí a criação do concurso de mediação de leitura, aberta a todos que se sentirem capazes de fazer esta ponte entre os livros e escritores e os leitores. 

— Queremos garantir que o livro chegue ao leitor, que ele conheça os escritores clássicos e modernos e, para que isso se efetive, é importante que haja mediadores — afirma Maria Antonieta.

Neste concurso, os participantes devem preparar uma contação de histórias a partir da obra de autores que participarão da Feira do Livro em 2014. A performance, assim como a relação destes com a literatura e os escritores escolhidos, será avaliada por uma comissão que selecionará nove mediadores. Além de receber os vale livros, os vencedores também serão integrados à programação da feira para fazer a introdução às apresentação do autor que tiver escolhido para a contação. 

— Dessa forma, também faremos com o que o público se envolve com a obra do escritor antes que ele suba ao palco, fazendo com que ele tenha uma percepção diferente das palestras e mesas de debate — avalia Maria Antonieta.

Jovens leitores

Entre os estudantes, o concurso será dividido em três fases, de acordo com a idade dos participantes: primeiro ciclo do ensino fundamental (até nove anos), segundo ciclo (de nove a 11 anos) e ensino médio. No primeiro momento, os alunos deverão produzir e apresentar os trabalhos na escola, que terá o trabalho de pinçar dez textos de cada ciclo para indicar à premiação. Depois, a comissão julgadora escolherá três vencedores em cada ciclo, e premiará também os professores responsáveis pelo acompanhamento do estudante.

Para os mais jovens, o texto deverá apresentar a relação da criança com a literatura. Já os alunos do segundo ciclo devem escolher um livro para uma redação ao estilo "O Livro da Minha Vida". Os mais velhos terão mais restrições: precisarão escolher obras dos autores participantes da feira para produzir um argumento.

— A parte técnico, no entanto, não é a mais importante. O que importa é mostrar o encantamento pela escrita — diz a curadora.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.