Notícias

Itapema FM  | 07/11/2013 07h06min

Escola Bolshoi apresenta O Quebra-nozes, nesta quinta, em Joinville

No primeiro ato da noite, várias coreografias que já fazem parte do repertório da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil sobem ao palco

Tuane Roldão  |  tuane.roldao@an.com.br

Soldadinhos de chumbo, Rei dos Ratos, Arlequim, Columbina e Cigano. Já sabe do que estamos falando, né? O Quebra-nozes, um clássico do balé, será apresentado nesta quinta-feira à noite em Joinville, no Teatro Juarez Machado.

Na suíte do espetáculo – ou seja, um resumo da obra completa –, Masha e o príncipe Quebra-nozes são recebidos no reino encantado com uma festa. Então, uma brilhante valsa das flores é executada e diversas etnias comemoram: os espanhóis, os árabes, os chineses, os russos e os franceses.

A montagem – que tem como base a versão coreográfica de Vasily Vainonen e Vladimir Vassiliev, sobre a música original de Tchaikovsky – dura 30 minutos e compõe o segundo ato da noite. No primeiro, várias coreografias que já fazem parte do repertório da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil sobem ao palco.

Essa etapa envolve cerca de 70 bailarinos e traz dança contemporânea (com o Duo do Balé Work in Progress, Imprevisível, Galeria e Auroras), dança clássica (com Adágio do Balé O Corsário e Pas de Deux Pas Classique), dança folclórica (representada por um espetáculo de dança germânica) e dança a caráter (com dança russa e Polonaise).

Também hoje, às 15 horas, ocorre a exibição gratuita de O Quebra-nozes na Formação de Plateia, atividade realizada pela Escola Bolshoi desde 2002. O público que assiste a essa montagem é agendado previamente e faz parte de escolas, asilos, creches, associações e instituições.

De acordo com a diretora administrativa e financeira do Bolshoi Brasil, Célia Campos, a ideia é dar oportunidade àqueles que não teriam condições de pagar para assistir ao espetáculo e, quando a exibição é feita para crianças, formar público futuro e fazer com que apreciem a arte da dança.

– A intenção é estimular o gosto pelas artes, pela dança clássica e o hábito de frequentar o teatro. Geralmente, é um bate-papo onde o condutor explica certas coreografias que serão apresentadas, os gestos dos bailarinos, o figurino. Também falamos da importância da concentração do bailarino, convidamos o público para fazer alguns movimentos básicos da dança clássica, para que eles interajam e depois lembrem quando assistirem à coreografia — explica.

O Quebra-nozes faz parte do projeto Bolshoi para Joinville, que surgiu em 2009 e conta com o patrocínio cultural do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).
 
O QUÊ: Bolshoi para Joinville, com balé O Quebra-Nozes.
QUANDO: 07/11 (quinta-feira), às 20 horas.
ONDE: Teatro Juarez Machado (avenida José A. Vieira, 315, Centro).
QUANTO: R$ 20. Com 50% de desconto (meia-entrada) válida para estudantes, idosos e deficientes físicos, mediante a apresentação de documento previsto por lei. À venda na recepção da Escola Bolshoi e na Maria Rosa Floricultura (alameda de serviços no Garten Shopping).

 

A NOTÍCIA
Nilson Bastian / Divulgação

A suíte do espetáculo O Quebra-nozes, que é um resumo da obra completa, tem duração de 30 minutos
Foto:  Nilson Bastian  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/11/2013 11h03min
Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresenta na Suíça
20/10/2013 19h02min
Escola Bolshoi divulga lista de bailarinos aprovados em seletiva
24/07/2013 18h19min
Audição do Bolshoi reúne 444 candidatos de 23 estados brasileiros em Joinville
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.