Notícias

 | 29/05/2013 07h10min

JoinvilLÊ vai estimular a leitura nas estações de ônibus

Em breve, os usuários dos terminais urbanos de Joinville encontrarão, em meio ao sobe e desce dos ônibus, uma base montada para abrigar livros que estarão ali disponíveis para todos os leitores. Até a metade de junho, a Fundação Cultural de Joinville (FCJ) deve instalar pelo menos o projeto piloto do programa “JoinvilLÊ”, divulgado em 13 de maio. Ele consiste em incentivar a criação do hábito da leitura em Joinville fazendo “mini-bibliotecas” dentro das estações de ônibus da cidade. O projeto é livre, gratuito e sem limite de empréstimo, mas precisará contar com a colaboração dos moradores em duas frentes: na doação de obras para as prateleiras e na conscientização do uso dos livros.

As primeiras publicações a serem disponibilizadas serão de autores regionais, que estão doando e autografando os livros dentro deste espírito de “pegue, leia e devolva”. Depois, a FCJ espera doações vindas, principalmente, de empresas e comércios que poderão colocar sua logomarca nos livros doados, fazendo assim uma divulgação positiva de seus negócios, explica o diretor executivo Joel Gehlen.

Outros projetos semelhantes já ocorreram em Joinville, como no caso da ação “Livro Livre”, da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin. Em cidades como Curitiba, o programa já existe e dá certo. Depois da implementação do JoinvilLÊ na cidade, a FCJ pretende estender o projeto para supermercados, farmácias, hospitais e outros lugares com grande circulação de pessoas. O projeto piloto será na Estação Urbana Central. Quem quiser contribuir com o projetos, pode entrar em contato com a Fundação Cultural de Joinville, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O telefone é 3433-2190.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.