Itapema FM | 04/04/2011 07h47min
Poucas bandas ficam juntas por 25 anos – e pouquíssimas chegam a essa idade dispostas a tentar novos caminhos. No ano em que completa um quarto de século, o Nenhum de Nós aposta na novidade – expressa no 14º álbum da história da banda, Contos de Água e Fogo, que chega às lojas este mês.
O aniversário do Nenhum, em outubro, certamente terá suas comemorações – mas, ao que tudo indica, não será uma festa em tom saudosista. Nos últimos anos, dois discos ao vivo deram conta de fazer a retrospectiva da trajetória da banda – A Céu Aberto (2007) e Paz e Amor Acústico (gravado em 2000 e lançado em 2009). Nesse contexto, Contos de Água e Fogo inaugura uma nova fase.
Durante a gestação do disco, o Nenhum de Nós experimentou diferentes maneiras de compor. Como em outros álbuns, o ponto de partida foram ideias de letras trazidas pelo vocalista Thedy Corrêa. Normalmente, a trupe – completa pelos guitarristas Carlos Stein e Veco Marques, pelo tecladista e gaiteiro João Vicenti e pelo baterista Sady Homrich – só iria se reunir mais intensamente para trabalhar os arranjos das canções. Desta vez, o estúdio da banda na Cidade Baixa foi o laboratório para os cinco músicos criarem juntos, em detalhes, a estrutura das músicas. Uma lapidação evidente em canções como a impactante abertura do disco, Corrente, e a faixa-título – em ambas, estrofes e passagens são tão importantes quanto o refrão.
– O formato radiofônico sempre foi importante para nós. Mas agora percebemos que o meio (de comunicação) é a internet. Decidimos apostar na nossa intuição – diz Carlos.
– Na verdade, perdemos a culpa de pensar no formato radiofônico – emenda Thedy.
Naturalmente, foi a internet o canal para as primeiras amostras do novo álbum chegarem ao público. Em setembro, saiu a urgente e acelerada Outono Outubro. Em fevereiro, Último Beijo enfatizou no refrão: “Eu não conseguia deixar tudo sempre igual”. Nas letras, destacam-se uma parceria com Leoni, Melhor e Diferente, que reflete sobre o amor nos tempos do MSN, e Primavera no Coração, história de uma jovem interiorana que quer fugir com a banda de rock que vai tocar em sua cidade – situação que a banda já viu na vida real mais de uma vez, protagonizada por meninos e meninas.
– É o disco no qual mais falamos do nosso público – resume Thedy.
A turnê Contos de Água e Fogo começou em 1º de abril, no Rio, e chega a Porto Alegre entre os dias 11 e 15 de maio, no Teatro Ciee – nos shows, o grupo tem o reforço do baixista Estevão Camargo. Até lá, o Nenhum de Nós terá o desafio de encaixar as canções do novo álbum no roteiro dos shows, já alimentados por hits lançados na última década e meia – uma escolha cujo resultado jamais será uma unanimidade, pelo menos para o público.
– Não importa o repertório que tu faças, sempre vai ter alguém no camarim para dizer que “faltou aquela” – brinca Sady.
| O disco, faixa a faixa |
| Corrente – Cita três influências decisivas do Nenhum: o baixo de Ashes to Ashes (David Bowie), a bateria de Ticket to Ride (Beatles) e o tema de teclado de The Model (Kraftwerk). Funciona bem para abrir o disco com impacto. |
| Água e Fogo – Rock reto, com participação de Duca Leindecker nos vocais. A letra explica a oposição entre a perturbação do fogo e o alívio da água, não necessariamente nessa ordem. |
| Último Beijo – Um rock mais lento, remete a momentos anteriores do Nenhum de Nós, como Julho de 83. |
| Primavera no Coração – Uma melodia singela, em arranjo ligeiramente inspirado em Coldplay. |
| Outono Outubro – A velocidade da batida e o nervosismo das guitarras não são usuais no cancioneiro da banda. |
| Pequena – Um aceno ao folk de Bob Dylan, com direito a banjo, bandolim e harmônica, coescrito pelo baiano Fábio Cascadura. |
| Mistério Profundo – Parceria com o uruguaio Socio, ganha dramaticidade na alternância entre passagens rápidas e lentas. |
| Exatamente Igual – Um dos pontos mais delicados do disco, com direito a quarteto de cordas. |
| Melhor e Diferente – Bom momento roqueiro do disco, com ênfase nas guitarras. |
| Início Fim – Balada conduzida ao piano, também com arranjo de cordas. |
| Um Pouquinho – Uma curiosa experiência de cruzamento entre o rock e a chacarera. |
| Tu Vício – Canção em espanhol, remete ao Coldplay de In my Place. |
| 3 Mil Léguas – Um final climático, embalado por vocais de fundo, criado em parceria com o argentino Pablo Uranga. |
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