Notícias

Itapema FM  | 05/11/2010 08h04min

Em entrevista, guitarrista de Paul McCartney diz que está ansioso

Músicos que tocam com ex-Beatle estão em POA desde ontem de manhã

LUÍS BISSIGO E RODRIGO MÜZELL

Viajar pelo mundo inteiro é legal. Tocando rock’n’roll, mais ainda. Com um beatle? Que baita emprego. Donos de alguns dos cargos mais cobiçados do mundo pop, os músicos que formam a banda de Paul McCartney chegaram ontem a Porto Alegre – e foram comer pizza no almoço.

Passaram quase despercebidos, até a publicitária Fernanda Hecktheuer aparecer caminhando pela Rua Padre Chagas. Fernanda descia a rua ouvindo, nos fones de ouvido, Good Morning Good Morning (do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band) quando viu Abe Laboriel Jr. (bateria), Brian Ray (guitarra), Paul Wickens (teclado) e Rusty Anderson (guitarra) sentados em uma mesa ao ar livre, em uma pizzaria.

Tomou providências imediatas. Ligou para a amiga Julia Patrucco, que trabalha a três quadras e correu até ali. Sentaram-se numa mesa próxima à da banda. Julia escreveu um bilhete em inglês, entregue aos músicos por uma garçonete, dizendo: “Eu sei quem vocês são. Podemos tirar fotos com vocês?”. Eles acenaram para elas, concordando. Fernanda e Julia foram até a mesa dos quatro e conversaram com o grupo por alguns minutos.

– Foi surreal, surpreendente. Eu estava com a camiseta do filme Che, aí conversamos sobre o filme – conta Fernanda, 33 anos.

– Ficamos ali uns cinco minutos, mas pareceu uma eternidade. Eles todos foram muito tranquilos, gente como a gente – completa Julia, 28, também publicitária.

Essa impressão repetiu-se em todos com quem a banda teve contato no passeio de mais de uma hora que fizeram pelo bairro Moinhos de Vento, perto do hotel Sheraton. A maitre da pizzaria, Caroline Vaz, que fala um pouco de inglês, contou que os clientes famosos escolheram rapidinho e não se importaram em não entender o cardápio. Mesmo depois de serem reconhecidos por Fernanda – o que chamou a atenção de outros clientes –, atenderam a todos com gentileza. Assim foi também na sorveteria, 50 metros adiante, onde Brian tomou um sorvete de flocos e Abe apaixonou-se pelo sabor menta.

E a gentileza se repetiu horas depois, quando Zero Hora encontrou o guitarrista Rusty Anderson tentando comprar um chip brasileiro para seu celular americano em uma loja de eletrônicos. Mesmo sem falar português, esforçava-se para entender o sistema de telefonia brasileiro, que dois funcionários tentavam explicar. Quando entendeu o valor de uma ligação internacional de celular, Rusty disse:

– Isso é bem caro.

Bem como Julia o descreveu: gente como a gente.

Entrevista: Rusty Anderson, guitarrista de Paul McCartney

Responsável pela maioria dos solos de guitarra nos shows de Paul, o americano Rusty Anderson, 51 anos, é veterano no showbiz – tocou com nomes como Ricky Martin e Eros Ramazzotti. Com o ex-beatle, já fez mais de 100 shows desde 2001. Dentro de uma loja de instrumentos musicais em Porto Alegre, onde tentava comprar um chip brasileiro para seu celular, falou com Zero Hora.

Zero Hora – Qual a melhor parte de tocar com um beatle?

Rusty Anderson –
Tem tantas coisas legais. Girei o mundo inteiro, estive em lugares que eu nunca pensei que iria conhecer, como no Japão, em Kiev, em Tel-Aviv... Isso é ótimo. Conhecer e sentir públicos diferentes, a energia é algo incomparável.

ZH – É muito diferente de um país para outro?

Anderson –
Sim, é muito diferente. Sempre foi bom o clima nos shows, mas vem sendo cada vez melhor, não sei porquê. Mas há diferenças: no Japão são mais energéticos no começo do show mas dão uma acalmada depois, enquanto no México eles são loucos o tempo inteiro, por exemplo.

ZH – Você já tocou no Brasil? Muitos artistas falam bem da energia do público aqui.

Anderson – Eu nunca toquei aqui. Paul tocou acho que nos anos 90 (em 1990 e 1993). Foi o que me disseram também, que a audiência é muito energética. Estou ansioso para ver como vai ser domingo.

ZH – O que você espera desse show em Porto Alegre?

Anderson – Recém chegamos e nem deu para conhecer muito da cidade, mas há bastante fãs, inclusive do meu trabalho solo, me contatando. Então já deu para sentir que o público é bastante empolgado.

ZH – Como é Paul no trabalho? É um chefe camarada ou é mandão, gosta das coisas do jeito dele?

Anderson – Ele é incrível. Ele respeita todo mundo, mas quando tem de dizer as coisas, ele diz. Na maior parte do tempo ele deixa rolar, porque nós sabemos como fazer para a música soar bem. Afinal, já estamos fazendo isso há algum tempo.

Maratona para garantir o primeiro lugar na fila

Enquanto funcionários da produção levam cercas de metal e banheiros químicos para dentro do estádio Beira-Rio, um casal de namorados relaxava, na tarde de ontem, à sombra do portão 2, sentados em uma cadeira de praia e em uma toalha. Faltando três dias para o show de Paul McCartney, no domingo, eles são os primeiros fãs da fila.

Munidos de chocolate, salgadinhos e água, Pedro Henrique Nery, 18 anos, e Maria Eduarda Venuto, 19 anos, ambos estudantes, instalaram-se no local por volta das 15h de ontem. Até o dia do show, o casal guardará lugar na fila em turnos de 12 horas diárias – o período inverso ficará a cargo do primo de Pedro Henrique, Daniel Kohlrauchs, 22 anos.

Eles dizem que os familiares e amigos ficaram surpresos quando souberam que já estavam a caminho do estádio, ontem. Mas a justificativa é pragmática.

– Como nossos ingressos são para a parte da pista que fica atrás da área premium, a pista livre, queremos garantir um bom lugar – diz Pedro Henrique, que aguarda especialmente pelo momento em que Paul McCartney deve cantar o clássico Hey Jude.

O show de Paul McCartney na Capital é um evento do Grupo RBS, com realização da DC Set Promoções e apoio do Sport Club Internacional. Patrocínio de Oi, Colombo e Nescafé e apoio do BarraShoppingSul.

ZERO HORA
Julia Patrucco, Divulgação  / 

Esquerda pra direita: o tecladista Paul Wickens, o guitarrista Brian Ray, Fernanda, o baterista Abe Laboriel Jr e o guitarrista Rusty Anderson
Foto:  Julia Patrucco, Divulgação


Saiba tudo sobre o show de Paul McCartney em Porto Alegre
Tenha as melhores músicas dos Beatles no seu celular
Volume: vimos o show de Paul McCartney em Londres
Volume: também conferimos o show de Paul em Atlanta
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

04/11/2010 08h42min
Tire todas suas dúvidas sobre o show de Paul McCartney em Porto Alegre
03/11/2010 07h43min
Novo lote de ingressos para Paul McCartney será colocado à venda a partir das 9h de hoje
01/11/2010 09h28min
Paul McCartney oito dias por semana
29/10/2010 14h11min
Começa a montagem do palco de Paul McCartney em Porto Alegre
28/10/2010 09h02min
Faltam 10 dias para o show de Paul McCartney
26/10/2010 09h47min
Viagem: Liverpool oferece museu com a história dos Beatles
25/10/2010 14h32min
Apartamento de John Lennon é tombado em Londres
22/10/2010 08h50min
Amplie a expectativa para o show de Paul McCartney com leituras sobre o músico
20/10/2010 08h02min
Retirada de ingressos para o show de Paul McCartney em POA começa hoje
19/10/2010 11h51min
Produtora confirma 2º show de Paul McCartney em São Paulo
18/10/2010 16h09min
Globo transmitirá show de Paul McCartney ao vivo em SP
18/10/2010 08h47min
Todos os discos de Paul McCartney
13/10/2010 14h
Paul McCartney deve chegar ao Brasil dois dias antes do show em POA
06/10/2010 14h32min
John Lennon completaria 70 anos no dia 9 de outubro
06/10/2010 14h17min
Paul McCartney completa 40 anos de carreira solo em 2010
06/10/2010 08h21min
Perguntas e respostas sobre o show de Paul McCartney em Porto Alegre
05/10/2010 11h22min
Ingressos para Paul McCartney em Porto Alegre variam entre R$ 140,00 e R$ 520,00
05/10/2010 08h41min
Paul McCartney diz que ama o Brasil
29/09/2010 14h35min
Paul McCartney confirmado em Porto Alegre dia 07 de novembro
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.