Notícias

Itapema FM  | 24/03/2010 08h15min

Nelly Furtado diz que tocará seus maiores hits quinta em Porto Alegre

Cantora canadense se apresenta amanhã no Teatro do Bourbon Country

TICIANO OSÓRIO  |  ticiano.osorio@zerohora.com.br

As tradicionais frases “Oi, Porto Alegre!”, “Vocês estão gostando?” e “Muito obrigado”, com as quais os artistas estrangeiros costumam saudar o público local, serão substituídas por um vocabulário bem mais vasto e variado no show que a cantora canadense Nelly Furtado faz amanhã em Porto Alegre . É que, ora, pois!, ela é filha de açorianos e cultiva suas origens – inclusive cantou em português em três músicas de seu primeiro disco, Whoa, Nelly! (2000), e no refrão de Força, faixa do segundo álbum, Folklore (2003), que acabou virando o hino da Eurocopa de 2004, o campeonato europeu de seleções de futebol, que naquele ano ocorreu em Portugal. (A propósito, Nelly está virando musa de eventos esportivos: em fevereiro, abriu com Bryan Adams os Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, no Canadá.)

E foi falando em português – ainda que um tanto vacilante, recorrendo a palavras em inglês vezenquando – que Nelly, 31 anos, conversou com Zero Hora sobre a turnê brasileira que começa hoje, no Teatro do Bourbon Country, e depois segue para São Paulo (sábado) e Rio (domingo). A cantora vem para divulgar Mi Plan, disco em espanhol com participações de Julieta Venegas, Juan Luis Guerra e Alejandro Fernandez, insosso sucessor do sucesso Loose (2006) – CD catapultado pela caliente Promiscuous. Mas como fazia muitos anos que Nelly não vinha ao país (desde 2002) – e talvez alertada sobre a minúscula receptividade do público nacional a canções no idioma dos hermanos –, ela já adiantou:

– O repertório será uma mistura de toda a minha carreira (de I’m Like a Bird a Manos al Aire, de Powerless a Say It Right). Preciso atender a meus fãs antigos.

Confira a seguir os principais trechos da entrevista. 

Zero Hora – Você sabia que Porto Alegre foi colonizada por açorianos? Aliás, seu show será bem na semana de aniversário da cidade. E o principal diretor de cinema daqui tem seu sobrenome, Jorge Furtado.
Nelly Furtado –
Uaaau! Não sabia. Really? Vou ter que estudar sobre a história de Porto Alegre antes de ir pra aí. Cool! Se tem Furtados aí, vão entender meu português (risos).

ZH – Você tem planos de gravar um álbum todo em português?
Nelly –
Sim, embora o português não seja tão pop quanto o espanhol, vai ser um disco mais alternativo. A língua portuguesa ocupa um espaço enorme no meu coração. Minhas raízes são muito fortes, me sinto mais em casa nos Açores do que no Canadá, onde me criei. Aquelas ilhas têm alma, são muito belas.

ZH – Agora sobre Mi Plan: você já tinha flertado com o espanhol em Loose, incluindo um dueto com Juanes. A decisão de fazer um disco todo em espanhol tem a ver com uma questão de identidade ou de mercado?
Nelly –
Quis abrir minha carreira, pensar no futuro. Mas meus ídolos são artistas que cantam em vários idiomas, como Julio Iglesias e Caetano Veloso. É um caminho natural para mim. Ser artista é ser universal.

ZH – Além de Caetano, com quem você gravou Island of Wonder (em inglês) no disco Folklore, quem mais você admira na música brasileira?
Nelly –
Ah, Caetano não é só meu maior ídolo do mundo em português; é de todo mundo. É infernal. I just love him.

ZH – Com Loose, você conquistou o público. Foram mais de 10 milhões de discos vendidos. Mas talvez o preço tenha sido perder sua identidade musical, a riqueza sonora dos álbuns anteriores: soava como qualquer outro disco dançante produzido por Timbaland (habitual parceiro de Justin Timberlake). Mi Plan também não explora sonoridades.
Nelly –
Concordo com você. Penso que meu próximo disco, Lifestyle (com lançamento previsto para maio nos EUA e cantado em inglês), vai atender a essa parcela de fãs. É uma mistura eclética: folk, rock, eletrônica, hip hop, pop, reggae. Minha voz está diferente. Nas gravações de Mi Plan, trabalhando ao lado de strong voices como Juan Luis Guerra e Julieta Venegas, descobri novas maneiras de cantar.

ZERO HORA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.