clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Geral  |  22/02/2012 18h12min

Unidos da Tijuca é campeã do Carnaval do Rio

A escola do carnavalesco Paulo Barros homenageou Luiz Gonzaga

Márcia Simões  |  marcia.simoes@diariogaucho.com.br

A Unidos da Tijuca é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2012. A escola cantou o enredo O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão sob o comando do carnavalesco Paulo Barros. Seu último título havia sido conquistado em 2010. O Salgueiro ficou com o vice-campeonato, seguido por Vila Isabel, Beija-Flor e Grande Rio.

Veja galeria de fotos das musas do Carnaval do Rio.

O desfile

Quando foi anunciado que a Unidos da Tijuca ia pisar na Sapucaí, todos os foliões ficaram na expectativa para saber o que o carnavalesco Paulo Barros iria inovar este ano. A comissão de frente veio com uma grande alegoria representando uma sanfona e dela saia a alma do sanfoneiro. No carro abre-alas, todas as cortes do mundo participaram, incluindo personagens que imitaram os reis Roberto Carlos e Pelé.

O segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira representou bonecos de barro, juntamente com uma ala e um carro com as mesmas características. Dando um brilho especial à Avenida, a frente da bateria veio Gracyanne Barbosa. O coração da escola inovou com sanfonas complementando o som de tamborins e surdos.

Apuração

Após a leitura do primeiro quesito, mestre-sala e porta-bandeira, as favoritas Portela, Vila Isabel e Unidos da Tijuca ganharam notas máximas e dividiram a primeira colocação. A Beija-Flor também recebeu quatro notas dez, mas, antes mesmo de serem reveladas, foi punida com a perda de um décimo por não ter realizado a apresentação da comissão de frente no setor três do sambódromo. Segundo a escola, problemas técnicos no tripé impediram a execução da coreografia.

A Portela saiu da disputa após o julgamento das fantasias, quando perdeu três décimos. Na liderança, Vila Isabel e Tijuca com 60 pontos, e Salgueiro e Beija-Flor logo atrás, com 59.9. Em conjunto e evolução, as duas receberam 30 pontos por quesito, somando 120, e  permanecendo na frente.

Ao serem avaliadas alegorias e adereços, a Vila Isabel perdeu três décimos, a Beija-Flor, um décimo, e a Tijuca, um décimo, assumindo o topo sozinha. Somente o Salgueiro recebeu nota máxima, ficando com a segunda posição.

No julgamento da comissão de frente, quem deixou o páreo pelo título foi a Beija-Flor, com menos 0,3. A Vila empatou com o Salgueiro em 179.7 e a Tijuca somou 179.9. Em harmonia, as três que ainda brigavam pelo título receberam mais 30 pontos.

Apesar de ninguém ter tirado quatro notas máximas na bateria, o título da azul e amarela começou a se confirmar. Faltando apenas dois quesitos, ela estava a dois décimos da segunda colocada Salgueiro. Essa diferença permaneceu após a leitura das avaliações dos enredos.

O desfile da Tijuca foi coroado com a apuração do samba-enredo, garantindo o título de campeã do Carnaval carioca.

Notas descartadas

Diferente dos outros anos, quando cinco jurados avaliavam cada quesito e a nota mais alta e a mais baixa eram descartadas, na apuração desta tarde somente quatro pontuaram as agremiações e a nota mais baixa foi desconsiderada.

Rebaixadas

Em 2011, a Cidade do Samba pegou fogo e comprometeu os desfiles da União da Ilha do Governador, Grande Rio e Portela. Para não prejudicar as escolas, ficou decidido que no Carnaval do ano passado nenhuma agremiação seria rebaixada para o Grupo de Acesso e somente a campeã do mesmo grupo subiria. Por isso, 13 escolas passaram pela Sapucaí no domingo e na segunda-feira este ano.

Para voltar a ter somente doze agremiações no Grupo Especial em 2013, Renascer e Porto da Pedra, as duas com notas mais baixas em 2012, caíram para o Acesso. Isso já estava previsto no regulamento.

Classificação geral

1º Unidos da Tijuca - 299,9
2º Acadêmicos do Salgueiro - 299,7
3º Unidos de Vila Isabel - 299,5
4º Beija-Flor de Nilópolis - 298,9
5º Acadêmicos do Grande Rio - 298,3
6º Portela - 297,2
7º Estação Primeira de Mangueira - 297
8º União da Ilha do Governador - 296,2
9º Mocidade Independente de Padre Miguel - 295,8
10º Imperatriz Leopoldinense - 295
11º São Clemente - 294,7
12º Unidos do Porto da Pedra - 291,7
13º Renascer de Jacarepaguá - 290,2

Christophe Simon / AFP

Quando foi anunciado que a Unidos da Tijuca ia pisar na Sapucaí, todos os foliões ficaram na expectativa para saber o que o carnavalesco Paulo Barros iria inovar este ano
Foto:  Christophe Simon  /  AFP


Comente esta matéria

Rodovia SC-401, 4.190, Torre A - Bairro Saco Grande - Florianópolis, SC, Brasil

redacao@horasc.com.br - Fone (48) 3216-3970 / Fax (48) 3216-3515

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.