Notícias

 | 13/02/2008 15h55min

Spielberg deixa Jogos Olímpicos por apoio da China ao Sudão

Cineasta dirigiria a cerimônia de abertura de Pequim 2008

O diretor norte-americano Steven Spielberg abandonou hoje a criação da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim pelo apoio da China às violações dos direitos humanos da região sudanesa de Darfur.

Segundo se informou hoje, Spielberg explica que sua decisão de romper o acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (BOCOG) aconteceu porque ele se deu conta de que sua consciência não lhe permitia continuar com seu trabalho como sempre.

– Neste ponto, meu tempo e energia não devem de ser destinados à cerimônia dos Jogos, mas em tentar pôr fim aos atrozes crimes contra a humanidade que continuam sendo cometidos em Darfur – disse o cineasta.

O diretor já havia ameaçado renunciar a seu trabalho como assessor artístico dos Jogos de Pequim caso a China não detivesse seu apoio ao governo do Sudão, acusado de graves violações dos direitos humanos na região de Darfur.

Spielberg se uniu a outras estrelas de Hollywood, como Mia Farrow e George Clooney, na denúncia dos problemas de Darfur e à crítica ao apoio que a China - país que compra petróleo e vende armas a Cartum - fornece ao país norte-africano.

O BOCOG anunciou em abril de 2006 que Spielberg e Zhang Yimou, o diretor mais famoso do cinema chinês, trabalhariam juntos na criação da cerimônia inaugural, que será realizada no dia 8 de agosto de 2008.

AGÊNCIA EFE

Mais Notícias

Gauchão 2009  01/02/2010 21h39min
Inter-SM apresentará técnico Bagé nesta terça
Gauchão 2009  01/02/2010 21h02min
Caravana do Gauchão chega a Novo Hamburgo nesta terça
Gauchão 2009  17/01/2010 16h39min
Grêmio estreia contra o Pelotas com novidades
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.