Notícias

Eleições  | 09/06/2010 23h14min

Oficialização das candidaturas deve ficar para a última hora em Santa Catarina

Partidos esperam definições de adversários para depois decidir sobre coligações

Cristina Vieira  |  cristina.vieira@diario.com.br

O período de convenções começa nesta quinta-feira e vai até o dia 30. Mas em Santa Catarina os partidos deixaram a oficialização das candidaturas para os últimos quatro dias do mês. O objetivo é ter mais tempo para conversar sobre as alianças.

No dia 26, sete partidos fazem as convenções, entre eles PT e PMDB. Para o dia 30, pelo menos duas estão confirmadas, as do PTB e do DEM. Com o cenário indefinido, as lideranças partidárias continuam as negociações pré-eleitorais de bastidores e também esperam as definições dos principais adversários.

Vários fatores levam à imprecisão no cenário. O impasse entre DEM, PMDB e PSDB para a reedição da tríplice aliança provoca reflexos no quadro político. Os três partidos têm pré-candidatos ao governo, Raimundo Colombo (DEM), Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e Leonel Pavan (PSDB). Pelo menos dois deles têm de abrir mão da cabeça de chapa para acertar a aliança.

Se isso acontecer, forçaria as candidatas do PP e PT, Angela Amin e Ideli Salvatti a buscarem um acordo. Enquanto a tríplice não ressurge, nem é enterrada de vez, os principais partidos vão se acertando com os menores.

Do lado do PT, as conversas estão bem adiantadas. O partido tem quatro siglas aliadas, com composições para o Senado, governo e para deputados federais e estaduais. O PP ainda não fechou alianças, mas tem como prioridade a eleição de Angela Amin.

Na maioria dos casos, os partidos têm alianças para a eleição majoritária (governador e senador), mas podem não repetir o acordo nas proporcionais (deputados federais e estadual).

A convenção é obrigatória, quando os partidos e coligações escolhem os nomes dos candidatos. Só podem concorrer aqueles que tiverem o nome inscrito na ata do encontro. Mas isso não quer dizer que todos os nomes serão candidatos.

O registro da candidatura pode ser feito até as 19h do dia 5 de julho pelo partido ou individualmente por um candidato até 7 de julho, se o nome dele estiver na ata da convenção.

Em Santa Catarina, há 24 partidos aptos a concorrer nas eleições, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.