Notícias

Carnaval SC  | 14/02/2010 02h30min

Unidos do Herval surpreende no desfile em Joaçaba

Escola homenageou a formação cultural de Santa Catarina

Francine Cadore  |  francine.cadore@diario.com.br

A Unidos do Herval, a segunda escola de Herval D’Oeste a pisar na passarela do samba em Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, pintou com as cores da farta cultura catarinense a Avenida XV de Novembro.

Com o enredo Das Maravilhas do Sul, Outubro é Festa em Santa Catarina, a Águia inovou, surpreendeu e empolgou o público estimado em mais de 12 mil pessoas.

O carnavalesco carioca Zezzo Henzze trouxe a escola à Avenida. Com samba no pé e muita empolgação, levantou os foliões das arquibancadas. A empolgação do público aumentava à medida que a comissão de frente, formada por 15 bailarinos do Teatro Guaira, de Curitiba, avançava no trajeto de 400 metros da passarela do samba.

A coreografia baseada nas danças dos tupi-guaranis, donos e senhores da terra, surpreendeu: os bailarinos exploraram a sensualidade e o resultado foi o acompanhamento da avenida.

Fantasias luxuosas, com a utilização de pelúcias e tecidos finos, chamaram atenção nas 15 alas. Os 1,5 mil integrantes no chão e dispostos em cinco carros alegóricos fizeram a Avenida do Samba se transformar na passarela de cores.

O verde-amarelo do cenário tupiniquim foi mesclado às diferentes cores das etnias que povoaram o Estado catarinense. Dos primeiros habitantes, a agremiação passa a retratar a cultura germânica, através da Oktobertfest, realizada em Blumenau e Itapiranga. Vestimentas típicas, homenagens ao casal real que originou a Oktoberfest impuseram uma bela homenagem à etnia alemã.

A chuva não foi empecilho para a harmonia do desfile. Os tiroleses que fazem de Treze Tílias o Tirol Brasileiro seguiram alegres e com o samba na ponta da língua mesmo com a garoa molhando a fantasia. Uma das alas que merece destaque é a constituída pela Edelweiss, a flor típica dos Alpes, símbolo de Treze Tílias.

Jaraguá do Sul com a Schützenfest foi homenageada na ala denominada os atiradores de besta com brasão de armas. A Fenarreco, em Brusque, e a Kegelfest, em Rio do Sul, foram representadas em um carro alegórico com um pato, repleto de crianças fantasiadas de repolho roxo, e marcado pelo uso de diferentes tecidos.

As festas de Florianópolis e Itajaí, Fenaostra e Marejada, fecharam o desfile técnico da Unidos do Herval.

Comentários

Mi

Denuncie este comentário16/02/2010 14:05

eduardo telma você disse que 1 dos bailarinos da comissão de frente da Unidos, qual o nome do primeiro Mestre Sala, ele tbem é do grupo de dança CIA DANÇA? obrigadoo *-*


Fernanda

Denuncie este comentário15/02/2010 14:04

Parabens a Unidos pelo desfile, queria agradecer em especial ao Zezzo Henzze ao meu amigo e carnavalesco, por ter feito a escola dar esse enorme show na avenida...parabens comunidade da Unidoss


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

14/02/2010 01h08min
Energia da escola Vale do Samba toma a avenida em Joaçaba
13/02/2010 22h59min
Dragões leva a prevenção da dengue para a avenida em Joaçaba
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.