clicRBS

Notícias

Saúde  |  04/06/2008 15h26min

Passe tranqüilamente pelo pós-parto

Confira dicas para superar as dificuldades normais do período após o nascimento do bebê

Cercada de alguns cuidados especiais, é possível passar pela fase de pós-parto da melhor maneira possível, garante a ginecologista e obstetra Mariana Maldonado.

>> Leia também a matéria Pós-parto saudável e sem stress

Confira as dicas da médica:

Agência O Globo 
Para um pós-parto tranqüilo
Tempo para você: Apesar do dia-a-dia agitado com o bebê, a mulher deve manter um tempo para cuidar de si (ir à academia, ao salão de beleza, aos amigos, às compras etc.)

Investindo no casal: O mesmo conselho se repete quando o assunto é o relacionamento a dois: almoços e jantares devem fazer parte da agenda do casal, de vem em quando, para que eles não esqueçam de que não são apenas pai e mãe.

Rede de apoio: Para concretizar as dicas acima, a médica ressalta que contar com uma rede de apoio é fundamental: a ajuda do parceiro, da família dos amigos e de profissionais (para quem pode arcar com esse custo) que ajudem no cuidado com o bebê são fundamentais para dividir as tarefas nessa fase.

Exercícios físicos: Podem ser retomados logo após a volta para casa para aquelas que fizeram parto normal ou depois de três meses do nascimento, para quem fez cesariana. Apenas as atletas têm de ter cuidado ao retornar à rotina de exercícios, para não interromper a amamentação.

Cuidados com os seios: Para evitar a mastite (chamada popularmente de empedramento do leite), o melhor remédio é esvaziar os seios. O ideal é que seja amamentando a criança, mas para quem tem leite em excesso, as bombinhas resolvem. Em caso de rachaduras nos mamilos, o médico deve indicar o melhor tratamento, já que produtos químicos vão passar para o bebê durante a amamentação.

Alimentação: Durante o período de amamentação, evite álcool, chocolate e outros alimentos gordurosos que podem provocar cólicas no bebê: os anticorpos da mãe passam pelo leite para o filho e, quanto mais saudável for a alimentação, melhor para os dois.
Divulgação / 

Mesmo na fase de maior dependência do bebê, a mulher não deve deixar de se cuidar
Foto:  Divulgação


Veja mais em Saúde e Beleza
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

26/05/2008 13h03min
Parto normal: elas representam a corajosa minoria
21/05/2008 15h38min
Campanha incentiva parto normal
15/05/2008 10h44min
Gravidez: nem pense em comer por dois
13/05/2008 10h03min
SUS passa a oferecer exames preventivos a todas as mulheres
09/05/2008 10h10min
Endometriose é preocupação de uma em cada dez mulheres
07/05/2008 10h48min
Gravidez múltipla requer mais cuidados

Grupo RBS  Dúvidas Freqüentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.