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Vestibular  | 07/10/2010 12h05min

Como se preparar na contagem regressiva para o Enem

Faltando 29 dias para a aplicação do Exame, confira dicas de revisão e testes

Em praticamente um mês, mais de 608 mil gaúchos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), às vésperas do tradicional vestibular da UFRGS 2011, edição em que a universidade decidiu dobrar o peso do exame para quem optou por utilizar a nota no momento da inscrição ao concurso.

Confira algumas dicas de revisão de última hora e testes para o seu preparo.

A revisão

Como aproveitar os 30 dias que faltam:

- Treine a leitura de textos, buscando as entrelinhas e o aprendizado da interpretração

- Não fique parado em uma questão. Se houver dificuldade em resolvê-la, passe para a próxima e retorne depois

- Evite memorizar conteúdos. Busque a compreensão

- A cada questão errada, procure entender por que errou: o que o fez marcar errado?

- Localize as alternativas absurdas, mas jamais chute

- Consiga provas anteriores do Enem e faça cinco questões por dia. Cronometre 15 minutos para resolver as cinco

- Leia as questões com concentração. Evite releituras

- Nunca foi tão importante apostar na leitura de bons jornais e revistas

Teste seu preparo
(confira as respostas no pé da matéria)

As provas anteriores do Enem merecem atenção na hora de revisar conteúdos. A professora Roselane indica questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias da prova anulada em 2009. Elas são um exemplo do tipo de habilidades cobradas do aluno e da interdisciplinariedade característica do exame.

1) Um aspecto importante derivado da natureza histórica da cidadania é que esta se desenvolveu dentro do fenômeno, também histórico, a que se denomina Estado-nação. Nessa perspectiva, a construção da cidadania na modernidade tem a ver com a relação das pessoas com o Estado e com a Nação.

CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. In: Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: 2004 (adaptado).

Considerando-se a reflexão acima, um exemplo relacionado a essa perspectiva de construção da cidadania é encontrado

(A) em D. Pedro I, que concedeu amplos direitos sociais aos trabalhadores, posteriormente ampliados por Getúlio Vargas com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

(B) na Independência, que abriu caminho para a democracia e a liberdade, ampliando o direito o direito político de votar aos cidadãos brasileiros, inclusive às mulheres.

(C) no fato de os direitos civis terem sido prejudicados pela Constituição de 1988, que desprezou os grandes avanços que, nessa área, havia estabelecido a Constituição anterior.

(D) no Código de Defesa do Consumidor, ao pretender reforçar uma tendência que se anunciava na área dos direitos civis desde a primeira constituição republicana.

(E) na Constituição de 1988, que, pela primeira vez na história do país, definiu o racismo como crime inafiançável e imprescritível, alargando o alcance dos direitos civis.

2) A Revolução Cubana veio demonstrar que os negros estão muito mais preparados do que se pode supor para ascender socialmente. Com efeito, alguns anos de escolaridade francamente aberta e de estímulo à autossuperação aumentaram, rapidamente, o contingente de negros que alçaram aos postos mais altos do governo, da sociedade e da cultura cubana. Simultaneamente, toda a parcela negra da população, liberada da discriminação e do racismo, confraternizou com os outros componentes da sociedade, aprofundando o grau de solidariedade.

Tudo isso demonstra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém, porque à opressão do negro condenado à dignidade de lutador da liberdade corresponde o opróbrio do branco posto no papel de opressor dentro de sua própria sociedade.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1999 (adaptado).

Segundo Darcy Ribeiro, a ascensão social dos negros cubanos, resultado de uma educação inclusiva, com estímulos à autossuperação, demonstra que

(A) a democracia racial está desvinculada da democracia social.

(B) o acesso ao ensino pode ser entendido como um fator de pouca importância na estruturação de uma sociedade.

(C) a questão racial mostra-se irrelevante no caso das políticas educacionais do governo cubano.

(D) as políticas educacionais da Revolução Cubana adotaram uma perspectiva racial antidiscriminatória.

(E) os quadros governamentais em Cuba estiveram fechados aos processos de inclusão social da população negra.

3) Inundações naturais dos rios são eventos que trazem benefícios diversos para o meio ambiente e, em muitos casos, para as atividades humanas. Entretanto, frequentemente as inundações são vistas como desastres naturais, e os gestores e formuladores de políticas públicas se veem impelidos a adotar medidas capazes de diminuir os prejuízos causados por elas.

Qual das medidas contribui para reduzir os efeitos negativos das inundações?

(A) a eliminação de represas e barragens do leito do rio.

(B) a remoção da vegetação que acompanha as margens do rio.

(C) a impermeabilização de áreas alagadiças adjacentes aos rios.

(D) a eliminação de árvores de montanhas próximas do leito do rio.

(E) o manejo do uso do solo e a remoção de pessoas que vivem em áreas de risco.

4) As cidades não são entidades isoladas, mas interagem entre si e articulam-se de maneira cada vez mais complexa à medida que as funções urbanas e as atividades econômicas se diversificam e sua população cresce. Intensificam-se os fluxos de informação, pessoas, capital, mercadorias e serviços que ligam as cidades em redes urbanas.

Sobre esse processo de complexificação dos espaços urbanos é correto afirmar que

(A) a centralidade subterrânea das pequenas cidades é função da sua capacidade de captar o excedente agrícola das áreas circundantes e mantê-lo em seus estabelecimentos comerciais.

(B) as grandes redes de supermercados organizam redes urbanas, pois seus esquemas de distribuição atacadista e varejista circulam pelas cidades e fortalecem sua centralidade.

(C) as capitais nacionais são sempre as grandes metrópoles, pois concentram o poder de gestão sobre o território de um país, além de exportarem bens e serviços.

(D) o desenvolvimento das técnicas de comunicação, transporte e gestão permitiu a formação de redes urbanas regionais e nacionais articuladas a redes internacionais e cidades globais.

(E) a descentralização das atividades e serviços para cidades menores ocasiona perda de poder econômico e político das cidades hegemônicas das redes urbanas.

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Respostas: 1) E 2) D 3) D 4) E

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