clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 17/09/2009 08h35min

Exame Nacional do Ensino Médio pode se tornar obrigatório

Medida é estudada a pedido do conselho nacional que representa as secretarias de Educação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se transformou na porta de acesso às universidades e, em 2010, pode passar por mais uma transformação. A prova deve se tornar obrigatória. A medida está sendo estudada pelo Ministério da Educação, a pedido do conselho nacional que representa as secretarias de Educação do país. Com isso, mesmo quem não está inscrito na prova, marcada para os dias 3 e 4 de outubro, pode participar do Simulão Enem e adiantar a preparação.

– O estudante precisa se acostumar com a nova prova. Para quem já estuda pensando no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Enem não vai surpreender. Mas é importante treinar – diz o professor Enio Kauffman, do curso Unificado.

Para elaborar a simulação do Enem, os professores participaram de dois seminários com técnicos do Inep, o instituto responsável pela prova, que até o ano passado exigia poucos conteúdos do Ensino Médio.

Disciplinas x habilidades

O novo Enem foi reformulado para incluir mais conteúdos das disciplinas do Ensino Médio. Isso porque o teste passará a ser usado por muitas universidades federais como vestibular. No Rio Grande do Sul, três instituições (UFPel, UFCSPA e Unipampa) aderiram como única forma de acesso.

Na Furg, o exame nacional excluiu a redação do concurso da universidade e vai contar como metade da nota. A UFRGS também vai beneficiar estudantes que prestarem o exame, mas criou uma fórmula para não alterar o seu vestibular tradicional.

Com uma boa nota no Enem, o estudante poderá concorrer a uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) do governo federal. Uma grande parte das instituições privadas oferece vagas para o ProUni.

A novidade é poder ingressar em universidades e institutos federais em todo o país. Para isso, o estudante deverá participar do Sistema de Seleção Unificada, que estará disponível no site do MEC em janeiro.

Cada participante poderá escolher até cinco cursos e instituições para concorrer. E só poderá ocupar uma vaga. Quem ainda não concluiu o Ensino Médio, também terá o Enem como o único caminho. O exame substituiu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o ex-supletivo.

ZERO HORA

Comentários

Stefany Chierice

Denuncie este comentário18/09/2009 12:37

Estou no 2°ano do ensino médio. Eu posso fazer o ENEM, ou tenho que terminar o 3° ano?


pamela barbosa  - 

Denuncie este comentário17/09/2009 11:33

ja conclui meu ensino medio...estou interessada em fazer a faculdade...mais agora preciso fazer o vestibular primeiro ou posso entrar direto???...desde ja agradeço

Diego Vara / 

Obrigatoriedade do Enem é estudada a pedido do conselho nacional que representa as secretarias de Educação
Foto:  Diego Vara


Confira as questões explicadas da série À Espera do Enem
Comente esta matéria

Mais Notícias

Vestibular  06/09/2011 08h52min
UFRGS abre inscrições para vestibular com 5.290 vagas
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.