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Vestibular  | 19/06/2009 17h23min

Confira dicas de compreensão de texto para provas de português

Resposta correta passa pela interpretação das informações dadas

As provas de língua portuguesa são decisivas no vestibular para qualquer curso e qualquer faculdade. Neste final de semana começa a maratona dos concursos de inverno: PUCRS, Unisinos, Feevale, UCS, Unisc, UPF, Senai, Unifin e Castelli realizam provas.

Confira abaixo algumas dicas sobre compreensão de texto, elaboradas pelo curso Universitário:

01. Em todos os vestibulares, prestigiam-se as questões relacionadas à compreensão de texto. Há maneiras de se chegar à resposta correta, observando o que as informações do próprio texto nos “dizem”.  Veja o exemplo que segue, extraído de uma prova do Enem:

Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes, o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o uso do soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação.

Considerando essas informações, o soro específico deve ser usado quando:

a) um idoso deseja se proteger contra a gripe.
b) uma criança for picada por cobra peçonhenta.
c) um bebê deve ser imunizado contra poliomielite.
d) uma cidade quer prevenir uma epidemia de sarampo.
e) uma pessoa vai viajar para região onde existe febre amarela.

Resposta: B

Justificativa: observe que a expressão “já instalado” aponta para fato consumado. Nas alternativas A, C, D e E, as formas verbais indicam possibilidade ou necessidade futura (“proteger” / “ser  imunizado” / “quer prevenir” / “vai viajar”). Portanto, o uso de marcadores temporais - palavras a exemplo de “já”, “ainda” - e as formas verbais - passado, presente, futuro - devem ser destacadas, a fim de que se compreenda o texto integralmente.

02. Ainda quanto à compreensão de texto – questões em maior número nas provas de vestibular -, observe que alguns testes valem-se do uso de palavras de cunho categórico nas alternativas para invalidá-las. Veja esta proposição extraída de uma prova do Enem:

A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções e coloca problemas de gestão muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar
- a eliminação da ação humana, como é a proposta da ecologia radical;
- a proteção das populações cujos sistemas de produção e de cultura repousam num dado ecossistema;
- a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matéria-prima, para produzir mercadorias.

De acordo com o texto, no tratamento da questão da biodiversidade no Planeta:

a) o principal desafio é conhecer todos os problemas dos ecossistemas.
b) os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilíbrio ecológico.
c) deve-se valorizar o equilíbrio do ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e de seus recursos.
d) o enfoque ecológico é mais importante do que o social, pois as necessidades das populações não devem constituir preocupação para ninguém.
e) há diferentes visões em jogo, tanto as que consideram aspectos ecológicos, quanto as que levam em conta aspectos sociais e econômicos.

Resposta: E

Observe as palavras de cunho categórico ou totalizante apresentadas nas alternativas incorretas:

a) “todos”;
b) “independentemente”;
c) “ignorando”;
d) “ninguém”.

Já na letra E, a correta, é importante ressaltar a presença de expressões que indicam probabilidade ou mais de uma visão do assunto: “diferentes”, “tanto ... quanto”.

 
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