Vestibular | 16/04/2009 09h46min
As instituições universitárias não-públicas (comunitárias, confessionais e privadas no sentido estrito) são responsáveis por mais de 70% da formação superior do país. Normalmente, tais instituições são julgadas na sua globalidade, sem as devidas distinções, e o resultado sempre lhes é desfavorável. Muito embora se reconheça que existam universidades que merecem um veredicto mais severo, devemos ter presente que as instituições confessionais e comunitárias, principalmente aqui no Rio Grande do Sul, são de altíssimo nível.
Por outro lado, o reconhecimento da competência não torna desnecessário um processo de avaliação sério. Nenhuma universidade deve temer a avaliação, tanto interna quanto externa. Pelo contrário, submeter-se ao crivo de examinadores é algo que faz parte da identidade mais profunda de uma universidade. Não querer, ou não permitir, um processo de avaliação compromete a essência da universidade. Mais ainda, significa uma traição aos alunos que nos procuram.
Por isso, para o Fórum das Associações de Universidades Comunitárias, avaliar-se constantemente e ser avaliada faz parte da dinâmica interna de toda universidade digna desse nome. Avaliação não se teme. Submete-se a ela com humildade e coerência. Ninguém é tão bom que não necessite melhorar; ninguém é tão ruim que não possa se reabilitar. Nessa perspectiva, as universidades integrantes do fórum sempre se submeteram aos processos de avaliação: Paiub (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras), Provão e, agora, Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), com a certeza de que estamos fazendo o melhor para nossos alunos.
O Sinaes representa um avanço sobre o sistema anterior, pois procura ver a instituição na sua totalidade. O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é apenas uma parte do processo avaliador. Mais ainda, ao preocupar-se com dois momentos de avaliação do aluno, procura resguardar a possibilidade de evolução no processo de aprendizagem, comparando o aluno com ele mesmo.
Recentemente, o Fórum das Associações de Universidades Comunitárias reafirmou a adesão das suas representadas ao processo de avaliação realizado pelo Ministério da Educação. Nesse particular, comprometem-se em engajar-se explicitamente em favor do Sinaes e apoiar a campanha nacional de valorização do professor/educador, que será desencadeada em breve pelo MEC.
* PRÓ-REITOR ACADÊMICO DA UNISINOSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.