clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/02/2011 13h43min

BM registra 50 casos de poluição sonora desde o início do ano nas praias gaúchas

Todos envolviam automóveis que desrespeitavam o volume máximo permitido

Eduardo Matos  |  eduardo.matos@rdgaucha.com.br

O Comando Ambiental da Brigada Militar no Litoral registrou 50 casos de poluição sonora desde o início do ano nas praias gaúchas. Todos envolviam automóveis com equipamentos de áudio e vídeo que desrespeitavam o volume máximo permitido.

Os flagrantes são feitos após denúncia de pessoas que se sentem incomodadas.A maioria dos casos no Litoral Norte ocorreu em Tramandaí, Imbé e Atlândida. No Litoral Sul, é no Cassino o maior problema.

Veranista da praia de Mariluz, em Imbé, seu Edson, 71 anos, conta que nos últimos dois anos já fez cerca de vinte reclamações à Brigada Millitar. Ele já perdeu o sono algumas vezes.

— Tem épocas que vai até três, quatro horas da manhã.

Para o veranista de Capão da Canoa Paulo Santos, a temporada é tão curta que precisa ser aproveitada e é dever das autoridades encontrar uma solução para a polêmica.

— Eu não sou a favor que perturbem o silêncio dos outros, mas sou a favor que tenha um espaço para o jovem escutar um som.

Mesmo apaixonado por música alta, o presidente do Clube de Som Automotivo do Estado, Ivo Matos, é contra quem comete esse tipo de irregularidade.

— O pessoal é apaixonado por som e acha que pode escutar em qualquer lugar, mas não pode.

Segundo ele, o gasto para deixar o som potente pode chegar a cem mil reais. Em boa parte dos casos, a aparelhagem é bem mais cara que o próprio veículo. Quem descumpre as normas do Conselho Nacional de Trânsito é multado em R$ 127, recebe cinco pontos na carteira de habilitação e tem o veículo retido até a regularização.

RÁDIO GAÚCHA
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.