clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/01/2011 15h55min

Em Santa Catarina, Defesa Civil confirma 160 mil pessoas afetadas pelas chuvas

Criciúma é a cidade mais afetada do Estado, com 2,4 mil desalojados

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde desta quinta-feira os números da enxurrada de terça e quarta-feira. Foram 160 mil pessoas afetadas pelas chuvas (todas as pessoas vitimadas, de alguma forma, em consequência do desastre) e 3.459 desalojadas. Ao todo, 24 cidades registraram enxurrada.

Você teve algum problema por causa da chuva? Deixe seu relato no mural
Mande sua foto ou vídeo do temporal

A região Sul, segundo o relatório, foi a mais afetada do Estado. Só em Criciúma, foram 2,4 mil pessoas que ficaram desalojadas (que foram para casa de amigos ou parentes) e 200 desabrigadas (que necessitam de abrigo temporário). Choveu 173 mm em 14 horas, o equivalente a 95% da média mensal da cidade.

A enxurrada também foi forte nas cidades do entorno, como Maracajá, Nova Veneza, Cocal do Sul, Forquilhinhas, Siderópolis, Morro da Fumaça e Meleiro. Das 160 mil pessoas afetadas no Estado, 150 mil são da região Sul.

Em Tubarão e Gravatal, também no Sul, mesmo sem famílias desabrigadas, foi decretado estado de emergência na quarta-feira. O prejuízo é estimado em R$ 1,5 milhão.

No Litoral, em Florianópolis a Epagri/Ciram registrou apenas em uma hora 88 mm de volume de chuva, entre 22h e 23h. Ao todo, foram 122 mm, cerca de 72% da média mensal.

Número deve aumentar

No Norte do Estado, a Defesa Civil ainda não teve tempo de contabilizar o número de pessoas prejudicadas. A chuva da madrugada desta quinta provocou alagamento em pelo menos 13 bairros de Jaraguá do Sul. Em Joinville, a cidade amanheceu com ruas ainda alagadas. Dois deslizamentos de terra nos bairros Boa Vista e Glória deixaram a cidade em alerta.

As cidades de Schroeder e Guaramirim devem decretar estado de emergência nesta quinta. O rio Oriente subiu e deixou pelo menos 150 casas alagadas na região.


Confira no mapa as cidades catarinenses afetadas pela chuva:

DIARIO.COM.BR
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.