clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/01/2011 16h05min

Pinheiro Machado estima perdas de R$ 10 milhões com estiagem

Defesa Civil aceitou o pedido de situação de emergência do município nesta terça-feira

Sancler Ebert  |  sancler.ebert@zerohora.com.br

Depois de registrar perdas na bacia leiteira e no gado de corte devido à estiagem, o município de Pinheiro Machado, na Campanha, teve seu pedido de situação de emergência aceito pela Defesa Civil nesta terça-feira. A estimativa é de R$ 10 milhões em prejuízo.

Os dados levantados pela prefeitura apontam que de 30% a 40% das 110 mil cabeças de gado do município tiveram perda de peso em função da estiagem.

A Inspetoria Veterinária registrou queda de 70% das emissões de guias para comercialização do gado. Segundo o prefeito Luiz Fernando Leivas (PT), o dado indica que cessaram as vendas, uma vez que o gado está magro demais. Cerca de 15 mil terneiros vai deixar de nascer, de acordo com estimativas, ocasionando uma quebra futura no rebanho.

A bacia leiteira também tem sido atingida. Em três meses, a queda foi de 50%. Enquanto em setembro do ano passado o município comercializou 135 mil litros de leite, em dezembro do mês ano, foram 63 mil litros.

Embora predomine a pecuária, Pinheiro Machado também possui plantações de soja, feijão e milho. Sendo que este último é usado como insumo para os animais. A expectativa é de que apenas 25% do milho semeado vingue. Com a quebra da lavoura, os animais não têm o que comer hoje e não terão do que se alimentar durante o inverno, explica Leivas.

— Isso vai forçar os produtores a comprarem o milho para alimentar os animais, aumentando o custo de produção.

Motivo de comemoração no município, a questão do abastecimento da população não é problema. De acordo com Leivas, apenas algumas propriedades rurais estão sem água, mas estão sendo abastecidas. A construção de 180 mini-açudes é apontada como uma das soluções que evitou mais prejuízos.


Veja a localização das cidades em situação de emergência no mapa: 

ZERO HORA
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.