clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Verão  | 28/12/2010 18h12min

Veranista se afoga diante de guarita vazia em Capão da Canoa

Médica de Caxias do Sul está em estado grave no Hospital Santa Luzia

Atualizada às 22h10min Juliana Bublitz, de Capão da Canoa  |  juliana.bublitz@zerohora.com.br

A falta de salva-vidas em uma guarita de Capão da Canoa, no Litoral Norte, quase terminou em tragédia. Na segunda-feira, uma médica de Caxias do Sul se afogou defronte ao posto 73, onde não havia socorristas. Ela está internada no Hospital Santa Luzia, no município, em estado grave.

Conforme o marido da vítima, o gerente comercial Marcelo Costa, 34 anos, Débora Bertoti da Costa, 32 anos, foi tomar banho com as filhas por volta do meio-dia e acabou caindo em um buraco.

O gerente contou que, quando perceberam que Débora havia sumido, as filhas começaram a gritar. Banhistas correram para ajudar, enquanto os salva-vidas da guarita vizinha eram chamados. O salvamento, segundo ele, demorou cerca de dez minutos.

— Eles (os salva-vidas) chegaram quando nós já estávamos retirando a Débora da água — relatou o gerente comercial.

A médica foi levada para a UTI do Hospital Santa Luzia onde estava internada sem previsão de alta até o fim da noite desta terça-feira. Seu estado de saúde, no entanto, era estável e ela já estava consciente.

Procurado por Zero Hora, o comandante regional de Bombeiros do Litoral, tenente-coronel Rogério Alberche, disse que os salva-vidas da guarita 73 estavam de folga e que por isso a estrutura estava vazia. Ele afirmou que há cerca de 700 homens atuando na região — 200 abaixo do número considerado ideal.

— O problema é que muitos candidatos a salva-vidas não passam nem da primeira fase de testes. Historicamente enfrentamos essa dificuldade — afirmou Alberche.

O tenente-coronel fez um apelo para que os banhistas evitem entrar na água se depararem com uma guarita vazia:

— Se desejarem se banhar, procurem a guarita mais próxima para garantir sua segurança.

ZEROHORA.COM
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.