clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Verão  | 13/02/2009 08h39min

Conheça a origem dos nomes curiosos das praias gaúchas

Praia das Cabras, Arpoador, Nordeste, Presidente e Frade são algumas nomenclaturas inusitadas

Dar um giro no Nordeste, tomar um banho de mar no Arpoador, fazer reverência a personalidades da história brasileira, conhecer um antigo recanto de frades ou desbravar o lugar onde as cabras já foram a atração principal. Acha difícil fazer tudo isso em uma única viagem? Não se estiver no litoral gaúcho, onde algumas praias chamam atenção pela curiosidade de seus nomes. Confira:

Praia das Cabras

Não foi por acaso que a Praia das Cabras recebeu este nome. Há mais de 50 anos, esse tipo de animal circulava pelos cômoros de areia do balneário à procura de comida, como conta o pescador Jorge Eduardo Guglieri, 66 anos.

– A gente via aquela fileira de cabras andando – lembra ele, que há 40 anos trocou Canoas pelo Litoral.

Elas eram vistas pastando em um morro – próximo ao limite com Cidreira –, que ficou conhecido como Morro das Cabras. Daí para a frente, o nome se popularizou e, embora hoje as cabras sejam artigo raro, foi a presença delas que acabou determinando o nome da praia. Com o passar do tempo, o balneário se transformou em um refúgio para quem busca tranquilidade para a pesca.

– Descobri a praia por meio de amigos e há uns 10 anos venho para cá pescar – diz o comerciante de Novo Hamburgo Sebastião Goulart, 47 anos.

Casas não fazem parte do cenário do balneário – segundo Guglieri, apenas a família de um pescador, já falecido, vive no local – e em muitas partes só é possível chegar a pé.

Arpoador

A praia do Arpoador famosa fica no Rio de Janeiro. Por aqui, a praia de mesmo nome pertence a Xangri-Lá e faz limite com Coqueiros e Maristela. Um dos loteadores da praia gaúcha, o advogado Giovanni Comunello, diz que o nome foi opção mercadológica.

– Era um nome atrativo e tinha um apelo referencial – explica.

Mas a palavra arpoador também indica uma pessoa que arpoa, ou seja, usa um arpão para pescar. E dizem que na região onde está a praia gaúcha costumava dar muito peixe.

Nordeste

Estar no Nordeste que não fica na região nordeste do país e sim no litoral gaúcho é algo inusitado. Mas, por que a praia leva o nome da região brasileira cujas praias são conhecidas pela beleza? A maioria dos moradores e veranistas não tem ideia do motivo, mas já ouviu brincadeiras por conta disso:

– Quando eu digo: “Vou para o Nordeste”, o pessoal responde: “Ah, o Nordeste é outra coisa” – conta Maria Helena Nunes, 64 anos, que tem casa no balneário há 32 anos.

Comparações à parte, o aposentado Enor Lindemann, 75 anos, que há 15 mora no local, deduz que o nome pode estar relacionado ao vento nordeste.

Presidente

Basta uma volta pelas ruas do balneário Presidente para perceber que ex-governantes do país dão nome às ruas da praia. Uma pista de por que é chamada assim.

Mas é preciso andar um pouco pelo local para encontrar alguém que possa dizer qual a inspiração para o nome da praia. Desde 1998 vivendo lá, o comerciante João Paulo Specht, 45 anos, explica que a ideia foi do empreendedor dos primeiros lotes, que quis prestar uma homenagem a figuras ilustres da política nacional.

– A avenida principal é a Brasil, o resto é tudo nome de presidente e de figuras importantes do país – diz.

Frade

Na praia Frade, em Quintão, versões para a razão que levou à escolha do nome não faltam. O aposentado Anselmo Bassani, 75 anos, conta uma delas.

Na década de 50, 60, quando a praia não tinha movimento, um grupo de frades costumava veranear no balneário, que acabou ficando conhecido por causa disso.

Outra explicação está relacionada à presença de um inseto, cujo nome é frade. Esses bichinhos costumavam aparecer em grande número.

ZERO HORA
Paula Sperb  / 

Litoral gaúcho tem várias praias com nomes inusitados e curiosos
Foto:  Paula Sperb


Quiz: você conhece os nomes das praias incomuns no RS?
Comente esta matéria
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.