| 17/10/2008 18h10min
A crise global ainda não reduziu a oferta de crédito no país se comparado o número de empréstimos deste ano com o do ano passado, afirmou nesta sexta, dia 17, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. De acordo com ele, o valor total do crédito concedido nos dez primeiros dias de outubro é menor do que o liberado no mesmo período de setembro, mas ainda supera o desembolsado em outubro de 2007.
– Podemos dizer que, em um primeiro momento, o número de concessões decaiu um pouco, mas ainda está em volumes bastante elevados – disse Meirelles em entrevista coletiva na sede do BC, em São Paulo.
Quanto ao crédito só para o comércio exterior, os resultados são piores.
– Decaiu bastante, mas não parou. Empresas brasileiras têm reportado que a contração de créditos nos Estados Unidos e Europa é bem mais severa – observou o presidente do BC.
Para ele, as recentes medidas anunciadas pela autoridade monetária devem normalizar o ritmo de concessão de empréstimos nos próximos meses. A mudança no compulsório deve melhorar a liquidez de reais no mercado e os empréstimos em dólares, beneficiando empresas importadoras e exportadoras.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.