| 13/12/2007 18h32min
Os atores americanos George Clooney (Syriana) e Don Cheadle (Hotel Ruanda) levaram nesta quinta-feira a Roma seu dramático apelo para que a comunidade internacional ajude a região sudanesa do Darfur. 
— Cedam urgentemente estes malditos 24 helicópteros que o secretário-geral das Nações Unidas está pedindo há meses aos Governos dos Estados Unidos e à União Européia, sem receber resposta — pediu Clooney numa entrevista coletiva. 
Os atores mostraram sua perplexidade ante a lentidão, sobretudo do Governo americano, "que tem helicópteros sobrando", em ceder os aparelhos, que são os únicos capazes de transportar pessoal e alimentos até Darfur. 
Clooney, que ganhou um Oscar de ator coadjuvante por sua atuação em Syriana, disse que "a situação na região é insustentável" e que os "helicópteros podem salvar quatro milhões de vidas". 
— Se estas pessoas sobreviveram à guerra, às doenças, à fome, ao 
deserto, e conseguiram chegar aos campos de refugiados, acho que merecem 
viver. E nós temos que ajudá-las — acrescentou. 
Clooney e Cheadle — indicado ao Oscar de melhor ator por Hotel Ruanda — também pediram que a comunidade internacional se mobilize para "arrecadar urgentemente os US$ 47 milhões" necessários para o envio das "forças de paz das Nações Unidas a Darfur". 
Nesta quinta-feira, durante uma cerimônia na Prefeitura de Roma, os dois atores receberam o Peace Summit Award 2007, o prêmio concedido anualmente pelos Nobel da Paz às personalidades do mundo da cultura e do espetáculo que se destacaram na defesa dos direitos humanos e na difusão dos valores de paz. 
Ao premiarem a dupla, os prêmios Nobel avaliaram seus "esforços para levar a paz à castigada região de Dafur e seu compromisso para salvar vidas humanas e aliviar o sofrimento das vítimas civis da guerra". Durante a entrevista coletiva, os dois atores também pediram aos meios de comunicação que dediquem mais espaço ao drama da região sudanesa. 
— Como cidadãos, e não como pessoas 
conhecidas, esperamos que vocês (da mídia) façam sua parte para que a situação em Darfur seja conhecida — disse Cheadle. 
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.