| 21/05/2005 14h57min
O Ministério chinês da Agricultura confirmou neste sábado, dia 21, que os pássaros migratórios mortos na província ocidental de Qinghai sofriam de gripe avícola. Um laboratório chinês confirmou que a morte das aves em 4 de maio na cidade de Gangcha foi devido ao vírus H5N1, que também pode contagiar seres humanos. 
– A doença não contagiou os humanos nem as aves de abate – disseram as fontes do Ministério. 
As autoridades provinciais fecharam os lugares onde se podia encontrar o vírus para evitar que as aves de abate e os humanos pudessem entrar em contato com os pássaros. 
Esta notícia se soma ao anúncio feito na quinta-feira passada de que o Escritório de Inspeção e Quarentena de Cantão (Sul) detectou e apreendeu 45 ovos de pato e ganso infectados com o vírus H5N1 entre a bagagem de mão de dois viajantes procedentes do Vietnã. 
A China iniciou há meses fortes controles sanitários em suas fronteiras com o Vietnã, país onde foram 
detectados 68 casos de humanos afetados pelo 
vírus, sendo que 38 morreram. A Organização Mundial da Saúde (OMS) teme que o H5N1, mortal para as aves em 100% dos casos, possa também ser transmitido entre humanos. 
No ano passado o Ministério da Agricultura chinês surpreendeu o mundo quando reconheceu ter achado este vírus em várias pocilgas em 2003, o que alentou o temor de que novas mutações lhe permitam "dar o salto" para os mamíferos. 
As informações são da EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.