| 06/05/2009 19h53min
Um dia depois do anúncio da transferência de energia elétrica do sudeste para o sul por causa do baixo nível de barragens, três hidrelétricas localizadas no Rio das Antas foram paralizadas. 
Com a estiagem que atinge o RS, as margens do Rio das Antas aumentaram. O leito está nove metros abaixo do nível normal em alguns pontos. Nas represas, mesmo com as comportas abertas, a água não é suficiente para manter as máquinas de três hidrelétricas da região em funcionamento. Elas são responsáveis pelo abastecimento de mais de 600 mil famílias. 
No norte do Estado, a Hidrelétrica de Machadinho não parou, mas está gerando menos energia. O reservatório tem apenas nove por cento de água, 13 metros abaixo do nível normal. 
Já em Triunfo, os agricultores são os que estão contabilizando os maiores prejuízos com a falta de chuva. Plantações inteiras de arroz irrigado não resistiram à estiagem. 
No noroeste, alguns municípios registram perdas de 
até 50 por cento na produção de leite e 60 por 
cento nas lavouras. Um representante de municípios da região esteve hoje em Brasília para pedir ajuda à bancada gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.