clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/09/2010 22h36min

Após uma hora e meia, termina com show de fogos o desfile temático farroupilha

Cerca de 1,5 mil participantes e dez carros alegóricos fizeram parte do espetáculo

Juliana Bublitz  |  juliana.bublitz@zerohora.com.br

Terminou com um show de fogos e com a execução do hino rio-grandense o desfile temático da Semana Farroupilha, que encantou milhares de gaúchos na noite deste domingo em Porto Alegre. Pelo segundo ano consecutivo, a apresentação aconteceu depois que o sol se pôs e emocionou o público presente nas arquibancadas e camarotes.

Com o tema Farroupilhas: Ideais, Cidadania e Revolução, o espetáculo começou pontualmente às 21h, com direito a trilha sonora especial, narração inflamada, efeitos luminosos e encenações. Logo na abertura, uma comissão de frente formada por jovens pilchados arrancou gritos e aplausos dos espectadores.

Cantando e dançando, eles ergueram uma bandeira de mais de cinco metros de comprimento, nas cores verde, amarela e vermelha. Com o vento que soprava na Capital, a flâmula inflou e, ao som do hino riograndense, emocionou adultos e crianças.

— É a primeira vez que vejo o desfile noturno e está de arrepiar. Dá orgulho de ver — disse a enfermeira Larissa Prates, 37 anos, que assistiu à apresentação acompanhada da família.

Para que tudo corresse conforme o planejado nos 90 minutos de show, foram quase dois meses de trabalho, sob o comando dos artistas plásticos Guaraci Feijó, Mano Brum e Sergio Peixoto. Carnavalescos renomados, os três levaram para a avenida alegorias gigantescas — algumas com 15 metros de comprimento e até sete metros de altura.

Ao todo, 1,5 mil tradicionalistas participaram da festa. Oriundos de CTGs e DTGs, os figurantes interagiram com o público e executaram as encenações e coreografias com perfeição — entre elas corridas de cavalo, batalhas, danças e até uma tosquia de ovelha.

No fim do desfile, o público foi brindado com um show de fogos de artifício. O desfile terminou com uma homenagem aos personagens que entraram para a história como representantes máximos do Rio Grande. Um Estado reconhecido não apenas pelo regionalismo exacerbado, mas pelo culto às tradições.

Leia todos os detalhes na edição desta segunda-feira de Zero Hora.

ZERO HORA

Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.