| 04/02/2005 14h24min
A secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice, deu início na sexta, dia 4, à sua primeira viagem internacional como titular do cargo afirmando que o país não tinha planos de um ataque imediato contra o Irã.
– Essa questão não está em nossa agenda neste momento, temos instrumentos diplomáticos para agir – disse quando questionada sobre se os norte-americanos estudavam uma ação militar para obrigar o governo iraniano a abandonar seu programa nuclear.
A resposta dela, na qual um ataque futuro não foi descartado, não deve reduzir a apreensão mundial em torno do Irã, que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chamou nesta semana de o "principal patrocinador estatal do terror no mundo".
Rice espera usar sua viagem de duas semanas pela Europa e pelo Oriente Médio para melhorar as relações com os europeus, abaladas devido à guerra contra o Iraque, e relançar os esforços de paz no Oriente Médio.
A secretária insistiu que o conflito no Oriente Médio era uma das prioridades dos EUA, como desejam a Europa e o mundo árabe. Ela reiterou a oferta norte-americana de ajudar a incrementar as forças de segurança palestinas e saudou a mudança de atmosfera na região depois da posse do presidente palestino, Mahmoud Abbas. Rice deve se reunir com Abbas na segunda.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.