| 09/01/2005 22h00min
A França ainda não obteve nenhuma informação concreta sobre o paradeiro da jornalista que desapareceu no Iraque na última quarta, dia 5, com seu intérprete.
Florence Aubenas, uma jornalista de 43 anos do jornal Libération, e o tradutor iraquiano Hussein Hanoun Al Saadi não são vistos desde que deixaram um hotel em Bagdá, na manhã de quarta.
Um porta-voz militar no Iraque disse no sábado que forças dos Estados Unidos não encontraram nenhuma pista sobre eles. O Libération não confirmou relatos da mídia francesa sugerindo que os dois apresentam boas condições de saúde.
O presidente francês, Jacques Chirac, aconselhou os jornalistas do país na sexta a não viajarem ao Iraque. Autoridades do governo francês afirmam não saber se Aubenas foi sequestrada.
Entre os jornalistas que descartaram esse apelo no fim de semana estão o presidente do Libération, Serge July, e Christian Chesnot, um dos dois repórteres franceses libertados no mês passado no Iraque. Eles foram mantidos reféns por quatro meses.
A captura de Chesnot e seu colega Georges Malbrunout por militantes iraquianos no dia 20 de agosto chocou a França, que se opôs à guerra contra o Iraque liderada pelos EUA. Mais de 120 estrangeiros foram sequestrados no Iraque desde abril de 2004, dos quais mais de 30 foram mortos.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.