clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Semana Farroupilha  | 09/09/2011 06h13min

Na hora da bailanta, a faca fica na portaria

Porte de arma branca no Acampamento é liberado só para quem estiver pilchado

Eduardo Rodrigues  |  eduardo.rodrigues@diariogaucho.com.br

Uma recomendação da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas sobre o porte de facas no Acampamento está mudando hábitos do gaúcho até na hora da bailanta. Em vigor na área de circulação, a restrição passou a ser adotada também por alguns galpões, como forma de garantir a segurança interna nos bailes. No piquete Harmonia Gaúcha, que faz sua estreia no evento, tradicionalistas e visitantes só entram para dançar vaneras e milongas se deixarem a faca na portaria. Em troca, recebem uma senha para retirá-la na saída.

Caixa fica lotada com os "ferros"

O "instrumental" é recolhido por seguranças e colocado dentro de uma caixa no bolicho. É a "chapelaria das facas". Geralmente, a caixa fica lotada com mais de 60 tipos. Na véspera do feriado da Independência, a reportagem do Diário Gaúcho comprovou que a novidade agrada a todos, do gaúcho pilchado ao simpatizante à paisana. 

– Para nós, é um alívio. Já fizemos três bailes e até agora não deu problema. Aqui também não tem cerveja em garrafa. Só em lata e com copos plásticos – conta o patrão, Luís Carlos Oliveira, 40 anos.

Eduardo achou uma boa

Vestido com bombacha, botas, cinto, lenço e chapéu, o consultor comercial Eduardo Jardim, 27 anos, foi um dos que deixaram a faca na entrada.

– Todos os piquetes deveriam agir assim. É ótimo, um ambiente sadio e que não vai dar briga – disse Eduardo.

Minutos após o começo do baile, 12 facas haviam sido recolhidas e acondicionadas em local seguro. Outras tantas certamente tiveram o mesmo destino no desenrolar da bailanta.

BM já recolheu três

A medida da Comissão libera o uso de facas apenas para pessoas que estejam vestidas com a indumentária gaúcha tradicional. Frequentadores em trajes normais ou embriagados podem ter o objeto apreendido pela BM. Na madrugada de ontem, uma briga familiar terminou com um esfaqueado. O homem, de 51 anos, foi encaminhado ao HPS.

Segundo o major Luís Ulisses Rodrigues Nunes do 9º BPM, a faca apreendida foi a terceira desde o começo do evento. Outras duas estavam em poder de pessoas embriagadas.

– Estamos abordando e apreendendo esses objetos – afirmou o major.

Manoelito Carlos Savaris, do Movimento Tradicionalista Gaúcho, usa o bom humor para orientar os "borrachos" que tiverem o objeto recolhido. 

– É melhor o cara ir se curar. Depois, ele volta para buscar – diz.

O Galpão da RBS

Programação de hoje
  
9h - Atividade Cultural
10h - Atividade Cultural
15h - Viva a Tarde - Rádio Farroupilha
17h - A Hora do Mate - Rádio Rural
18h - Pretinho Básico - Rádio Atlântida
18h - Ronda dos Festivais - Rádio Rural
20h - Show dos Esportes - Rádio Gaúcha
20h - Querência Amada - Rádio Rural
22h - Brasil de Bombacha - Rádio Rural

O Patrono

O músico regionalista Telmo de Lima Freitas é o patrono do Acampamento deste ano. Natural de São Borja, radicado em Gravataí, Telmo tem 12 álbuns gravados e diversas participações em festivais de música. É autor de um dos clássicos da música nativista, O Esquilador.

Vê se aprende, tchê!

Abichornado - Aborrecido, triste, desanimado.
Achicar - Tornar pequeno (Achicar-se: acovardar-se).
Alarife - Velhaco, vigarista.

DIÁRIO GAÚCHO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet
Grupo RBS

© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.