clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Semana Farroupilha  | 28/07/2010 05h01min

Acampamento Farroupilha sujeito a alagamentos

Em mais uma edição, parque recebe tradicionalistas sem obras de drenagem

Maicon Bock  |  maicon.bock@zerohora.com.br

O barro está se consolidando como patrimônio extraoficial do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Prometidas desde 2006 pela comissão que organiza o evento símbolo dos gaúchos, as obras de drenagem não sairão do papel para a edição que começa oficialmente em setembro.

Ano a ano, a chuva mexe com a rotina dos acampados e dos visitantes do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. As ruelas enlameadas ou alagadas dificultam o deslocamento a pé, fazendo com que parte dos visitantes desista de conhecer as atrações após dias de chuva. Para contornar a situação, os participantes recorrem à abertura de valetas para escoar a água ou criam trilhas com pedras e tábuas.

No ano passado, uma emenda chegou a ser aprovada na Câmara de Vereadores garantindo R$ 500 mil do orçamento municipal para obras de drenagem no parque, mas, devido a ajustes nas contas, a verba não saiu.

– Enfrentaremos os problemas. Obras de drenagem, por enquanto, não teremos por falta de recursos – diz Vinícius Brum, presidente da Comissão Municipal da Semana Farroupilha.

A proposta de pavimentar as vias internas do parque chegou a ser apresentada em anos anteriores, mas foi rechaçada por descaracterizar o evento. Entre os gaudérios, há quem ache que o barro é uma forma de resgate histórico da trajetória dos gaúchos.

Em preparação para acampar no parque pelo 13º ano, a microempresária Gislei Scheffer, 37 anos, do Piquete Laços de Sangue, discorda:

– A drenagem seria importante. Como vamos receber bem os visitantes com todo esse barro? Daqui a pouco vamos ter de dar botas de borracha para quem chega – diz.

Presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Cézar Prestes acha que um pouco de barro é normal durante o evento:

– Acredito que a prefeitura está tomando providências para evitar problemas, mas um pouco de barro para manter o charme e o ritual deve continuar – avalia Prestes, também secretário estadual da Cultura.

Para este ano, o local não terá grandes novidades de infraestrutura. A única indefinição é quanto ao estacionamento, que poderá ser gratuito. O projeto que veta a cobrança foi aprovado na Câmara e espera a posição do prefeito José Fortunati.

A montagem dos cerca de 370 piquetes ocorrerá de 21 de agosto a 4 de setembro, e a abertura do evento, dia 7 de setembro. O encerramento será na data máxima dos gaúchos, 20 de setembro, culminando com o Desfile Temático da Semana Farroupilha.

Edição 2010
O TEMA
- Farroupilhas: Ideais, Cidadania e Revolução
- Os ideais: explorar as razões que levaram os farroupilhas a se colocarem em posição antagônica ao Império
- A cidadania: os farroupilhas enquanto cidadãos, com família, propriedade, direitos civis e deveres
- A Revolução: a decisão extrema de pegar em armas para fazer valer os direitos de cidadãos
AS DATAS
- A entrega dos alvarás aos piquetes que tiveram confirmada a inscrição será feita de 2 a 6 de agosto
- A montagem dos lotes se inicia em 21 de agosto e vai até 4 de setembro
- A abertura oficial, como tradicionalmente ocorre, será dia 7 de setembro
- O evento se encerra em 20 de setembro, culminando com o Desfile Temático da Semana Farroupilha

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet
Grupo RBS

© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.