| hmin
Um comandante norte-americano disse nesta quarta, dia 9, que as forças dos Estados Unidos controlam o centro de Bagdá e que a fase de combate no Iraque acabará em alguns dias, ao menos na capital e no sul do país.
– Nem todas as áreas de Bagdá estão controladas, mas a parte central da cidade está assegurada – disse o general Buford Blount, comandante da 3ª Divisão de Infantaria dos EUA. – É possível que haja mais combates no norte do país – acrescentou.
Questionado se o governo de Saddam Hussein ainda estava atuante no Iraque, Blount disse:
– Estivemos em todos os prédios governamentais e não restou governo do qual se possa falar.
No entanto, o comandante admitiu que ainda há "alguns terroristas, (guerreiros) Fedayeen e soldados da Guarda Republicana Especial'' leais a Saddam em algumas partes da capital.
Pouco antes, soldados dos EUA derrubaram uma enorme estátua de Saddam no centro de Bagdá enquanto um grupo de iraquianos comemorava a queda do homem que os governou com mão-de-ferro por 24 anos, em cenas que lembraram a queda do Muro de Berlim em 1989.
Blount negou-se a dizer se os EUA e os aliados poderiam declarar vitória na campanha para derrubar Saddam, mas disse que a transição das operações de combate para as humanitárias havia começado em algumas cidades iraquianas. Os vôos humanitários para Bagdá deveriam começar em alguns dias.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.