| 07/04/2003 15h03min
O embaixador russo no Iraque, Vladimir Titorenko, desembarcou na Síria nesta segunda, dia 7, depois de uma passagem por Bagdá. Titorenko acusou as tropas dos Estados Unidos de terem atacado o comboio diplomático no qual se encontrava o russo:
– Depois de sair de Bagdá, nos deparamos com vários blindados, tanques e metralhadoras dos Estados Unidos. Houve disparos, e algumas granadas de mão foram lançadas contra outros veículos. Eu notifiquei imediatamente a Moscou e à Embaixada que os norte-americanos abriram fogo contra um carro da embaixada, e acima de tudo contra o carro do embaixador russo – revelou o embaixador.
Um porta-voz da chancelaria russa afirmou que cinco diplomatas ficaram feridos no ataque, ocorrido nesse domingo. Pelo menos duas pessoas do comboio foram mortas.
O Exército dos EUA diz não ter tropas no subúrbio de Bagdá, região onde o incidente ocorreu, mas um jornalista da Rússia que estava no grupo disse que os carros foram pegos no meio de um tiroteio entre iraquianos e norte-americanos.
O comboio cruzou a fronteira sírio-iraquiana na segunda-feira e foi recepcionado em Al Tanf por funcionários da Embaixada russa em Damasco. No carro de Titorenko havia marcas de dois disparos.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.