clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Semana Farroupilha  | 20/09/2009 17h42min

Milhares de gaúchos saem às ruas para comemorar o 20 de Setembro

A Revolução Farroupilha foi relembrada em desfiles com grande presença de público no RS

Milhares de gaúchos saíram às ruas neste 20 de Setembro para celebrar os desfiles Farroupilha pelo Estado. O dia ensolarado e de temperaturas amenas, em grande parte do Rio Grande do Sul, colaboraram para que os festejos fossem realizados com grande presença de público.

Em Porto Alegre, cerca de 5 mil pessoas participaram do Desfile Farroupilha, na manhã deste domingo, na Avenida Beira-Rio. O desfile cívico-militar, com participação da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Instituto Geral de Perícias (IGP) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), deu início às comemorações do 20 de Setembro, depois da revista das tropas pela governadora Yeda Crusius. Logo após, teve início o desfile tradicionalista, com a participação de aproximadamente 3 mil cavaleiros, de 130 piquetes. O evento foi encerrado às 13h.

Com um público estimado pela Guarda Municipal em 8 mil pessoas, o desfile temático Farroupilha movimentou a manhã de domingo em Novo Hamburgo. O evento realizado na Avenida Pedro Adams Filho contou com a presença de 1,5 mil pessoas. Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Brigada Militar, escolas municipais e nove CTGs, marcharam na avenida mostrando em nove alas, a Revolução Farroupilha. O desfile teve a duração de 2h30min.

Mais de 3 mil cavalarianos participaram em Rio Grande, no sul do Estado, do Desfile Farroupilha. O domingo de sol colaborou para as comemorações do 20 de Setembro na Rua Marechal Floriano, no centro histórico da cidade. O grande destaque foi a presença de crianças, que desfilaram ao lado dos pais ou até mesmo sozinhas, no lombo do cavalo. Neste ano, os tradicionalistas de Rio Grande também comemoraram os 100 anos do monumento túmulo em homenagem a Bento Gonçalves. Os restos mortais do líder da Revolução Farroupilha estão enterrados na cidade, na praça Tamandaré.

Centenas de pessoas prestigiaram, na manhã de hoje, o desfile Farroupilha em Passo Fundo, no norte gaúcho. O tempo bom e a temperatura agradável atraíram muita gente ao local do evento. Por cerca de duas horas, dezenas de cavalarianos percorreram a Avenida Sete de Setembro e saudaram o público. Um grupo de escoteiros distribuiu mudas de árvores aos presentes. Em outro momento da festividade, crianças desfilaram com o adesivo da campanha Crack Nem Pensar.

Em Livramento, o desfile iniciou no Brasil e terminou no Uruguai. A data farroupilha foi comemorada com a participação dos vizinhos de Rivera. De acordo com a organização do desfile, cerca de 5 mil cavalarianos passaram pela Rua dos Andradas e adentraramm o Uruguai pela Avenida Sarandi. Destes, 400 cavalarianos são uruguaios.

Na Região das Missões, uma das 15 cidades contempladas com recursos do Estado para a realização do desfile farroupilha temático, Santo Ângelo contou a façanha dos gaúchos na rua Marechal Floriano Peixoto, em um evento que durou cerca de duas horas. Sete entidades dividiram a história em atos. O desfile quase foi suspenso em razão da gripe A, mas com a pressão dos tradicionalistas, a decisão foi revista. Houve baixas, como a da Brigada Militar, que, como não desfilou em Sete de Setembro, optou por ficar de fora no dia 20 também.

Sábado

Em Caxias do Sul, no final da tarde de sábado, os atos heróicos do movimento revolucionário rio-grandense foram tema do tradicional desfile realizado na Rua Sinimbu. Cerca de 14 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, assistiram ao espetáculo que durou quase duas horas. Cerca de 1,5 mil cavalarianos encenaram as seis principais façanhas farroupilhas: a tomada de Porto Alegre, a proclamação da república rio-grandense, quando foi criado o fino cantado até hoje, que exalta "sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra", a tomada de Rio Pardo, a criação da marinha Farroupilha, a república Catarinense e a assinatura de paz de Ponche Verde com o governo imperial.

  Veja a página da Semana Farroupilha no hagah

ZEROHORA.COM

Notícias Relacionadas

20/09/2009 13h23min
Desfile Farroupilha atrai grande público na Capital
20/09/2009 12h46min
Desfile integra cavalarianos brasileiros e uruguaios em Livramento
20/09/2009 12h29min
Passo Fundo celebra o tradicionalismo na manhã de domingo
20/09/2009 10h32min
Desfile reúne mais de 3 mil cavalarianos em Uruguaiana
16/09/2009 11h06min
Carros alegóricos do desfile farrapo são apresentados no Porto Seco
14/09/2009 23h30min
Galpão RBS abre as portas à tradição na Capital
14/09/2009 13h04min
Cavalarianos percorrem as ruas de Porto Alegre
14/09/2009 11h29min
Susto marca acendimento da Chama Crioula por Yeda
 
Grupo RBS

© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.