clicRBS
Nova busca - outros

Sobre o programa

A Ferro e Fogo

As revoluções, as guerras e os confrontos que envolveram os gaúchos em conflitos internacionais e a contribuição nos momentos decisivos da formação do Brasil.
O nome da série homenageia a trilogia inacabada do escritor Josué Guimarães (1921 – 1986). Josué publicou, entre 1972 e 1975, os volumes Tempo de Solidão e Tempo de Guerra. Nos dois livros, narrou a saga dos imigrantes alemães, usando como pano de fundo os momentos históricos da Revolução Farroupilha, da Guerra do Paraguai e do episódio dos Mucker, todos retratados em “A Ferro e Fogo”, que também relembra as disputas entre maragatos e pica-paus, as degolas da Revolução Federalista e a participação gaúcha na 2ª Guerra Mundial, além de personagens como Luís Carlos Prestes e Getúlio Vargas.
Direção de Carlos Ferreira, Cristiano Trein, Glênio Póvoas, Hique Montanari, João Guilherme Barone, Marta Biavaschi, Rafael Figueiredo, Roberto Tietzmann e Rondon de Castro. Argumento de Carlos Urbim, fotografia de Fernando Vanelli e Joel Sagardia e trilha sonora original de Geraldo Flach. Coordenação de produção de Alexandre Habigzang e Gino Basso. Direção geral de Gilberto Perin. Realização RBS TV.

Guerra da Cisplatina
As guerras que definiram a fronteira entre Brasil e Uruguai. Os conflitos mais sangrentos ocorreram entre 1825 e 1827. Direção de Rafael Figueiredo.

Revolução Farroupilha
O confronto (1835 a 1845) em que o Rio Grande do Sul se levantou contra a exploração econômica o Império Brasileiro. Direção de Hique Montanari.

Os Mucker
O movimento religioso comandado por Jacobina Mentz Maurer. Em 1874, os seus integrantes foram massacrados por tropas imperiais na cidade de Sapiranga. Direção de Marta Biavaschi.

Guerra Contra Rosas
Em 1852, os gaúchos se uniram ao Império para a guerra contra Juan Manuel de Rosas, o chefe da Confederação Argentina que sonhava com uma grande República Platina. Direção de Carlos Ferreira e João Guilherme Barone.

Guerra do Paraguai
A maior e mais sangrenta guerra da América do Sul, que durou de 1864 a 1870. As estratégias da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) no conflito com o Paraguai. Direção de Rondon de Castro.

Maragatos e Pica-Paus
O confronto entre o Partido Republicado (os Pica-Paus) e o Partido Liberal (Maragatos) no final do século XIX teve como resultado uma guerra civil e a morte de mais de 10 mil pessoas. Direção de Hique Montanari.

Revolução Federalista
A revolta dos Federalistas contra Júlio de Castilhos, chefe do Partido Republicano Rio-Grandense. A guerra durou de 1893 a 1895. Direção de João Guilherme Barone.

O Fim das Degolas
O desfecho da Revolução Federalista, que provocou um banho de sangue no território gaúcho entre 1893 e 1895. Direção de Cristiano Trein.

Maragatos e Chimangos
A revolta armada de 1923, consequência do descontentamento da oposição política ao governo do republicano Borges de Medeiros. Foram 10 meses de conflito entre os revoltosos Maragatos e os republicanos Chimangos. Direção de Glênio Póvoas.

Revolta nos Quartéis
Jovens tenentes expressaram a insatisfação social na segunda década do século XX. Militares assumiram revoltas e revoluções pelo país. A insatisfação gaúcha com a política do café com leite de paulistas e mineiros. Direção de Rafael Figueiredo.

Não Permita Deus que Eu Morra
A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial contada pelos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. Direção de Roberto Tietzmann.

Cicatrizes da II Guerra
A perseguição a descendentes de italianos e alemães no Sul do Brasil durante a 2º Guerra. Direção de Roberto Tietzmann.

Tanques nas Ruas
Do movimento da Legalidade ao Golpe de 1964, a resistência dos brasileiros que lutaram contra a ditadura. Direção de Hique Montanari.

SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.