clicRBS
Nova busca - outros

Sobre o programa

Viagem à Terra do Papai Noel

A magia de um lugar que fica muito longe do sul do Brasil; o sonho de duas crianças que através de uma promoção da RBS TV puderam conhecer de perto a terra de Papai Noel, na distante região da Lapônia, norte da Finlândia. As curiosidades dessa terra, a cultura, a língua, as exuberantes paisagens estão na série Viagem à Terra do Papai Noel.
Viagem à Terra do Papai Noel tem roteiro de Cristina Gomes e direção de Rafael Figueiredo. As imagens são de Marcelo Theil. Coordenação de produção de Nice Sordi. Direção geral de Gilberto Perin. Realização da RBS TV de Porto Alegre.
Promoção e viagem:
Foi através de uma promoção realizada pela RBS TV, que crianças escreveram para as emissoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, respondendo a pergunta “por que quero visitar a terra do Papai Noel?”. Nicole e Amanda da Silva foram as crianças selecionadas para fazer a viagem até a cidade de Rovaniemi, na Lapônia, na Finlândia, a terra do Papai Noel. A viagem foi gravada pela RBS TV e os melhores momentos da viagem foram exibidos pela RBS TV, no Rio Grande do Sul, nos dias 29 de novembro, 06, 13 e 20 de dezembro de 2008, às 12h20min. Em Santa Catarina, os episódios foram exibidos nos dias 6, 13 e 20 de dezembro, às 12h.

Sinopse episódios:

1º episódio

O primeiro episódio da série da viagem da menina gaúcha Nicole de Souza Eberle, 8 anos (de Ijuí); e da menina catarinense, Amanda da Silva, 9 anos (de Imbituba), mostrará a chegada na Finlândia e a descoberta de um mundo diferente: hábitos, costumes, língua. Acompanhadas por Jonnas Laurikainen – um garoto finlandês – as duas meninas passeiam pelo centro de Helsinque – capital da Finlândia; pelo forte Suomelina e pelo Mercado Público. O dia em Helsinque é bastante divertido, mas as meninas não escondem a expectativa de partir para Rovaniemi, de trem. Lá, no coração da Lapônia, elas ainda vão dividir pequenas aventuras inesquecíveis.

2º episódio
Nicole e Amanda deixam Helsinque e partem para Rovaniemi, de trem. As meninas atravessam a Finlândia numa viagem de quase dez horas, e se encantam com as paisagens. Neste longo e divertido passeio, as duas meninas ficam cada vez mais próximas.
Em Rovaniemi, no coração da Lapônia, Nicole e Amanda enfrentam o frio mais rigoroso e sonham em conhecer a casa do Papai Noel. O primeiro passeio acontece no Artikum, um museu que conta a história dos povos, dos bichos, dos costumes e hábitos do Ártico.
Ali, Nicole e Amanda descobrem que estão realmente num lugar muito diferente do Brasil. A Lapônia é a Terra do Papai Noel, mas também é a terra dos alces, dos ursos polares, da aurora boreal, do sol da meia-noite e dos primeiros habitantes da Finlândia.

3º episódio
Nicole e Amanda fazem uma pequena viagem até Ranua - uma pequena cidade ao lado de Rovaniemi. Ali, as duas meninas passeiam pelo zoológico localizado mais ao norte do Mundo. Águias, raposas, alces, ursos marrons, ursos polares, renas. Um pedaço do Ártico se revela para as duas meninas. O passeio continua numa fazenda de huskies siberianos, mas a noite e a chuva caem rapidamente e Nicole e Amanda são acolhidas pela hospitalidade finlandesa: pães doces e chá de frutas da floresta.

4º episódio
Último dia na Lapônia. Nicole e Amanda se aventuram numa estação de esqui. Os raios de sol atingem a neve enquanto as meninas deslizam sobre a pista. Frio, tombos e risos estão garantidos durante toda a manhã. No início da tarde, Nicole e Amanda atravessam o Círculo Polar Ártico, encontram a glaciologista Emily e descobrem como o aquecimento global está transformando esta parte globo. É justamente bem pertinho do Círculo Polar Ártico que Nicole e Amanda realizam um dos seus maiores sonhos da viagem: conhecer o Papai Noel. As portas de uma grande casa se abrem e as meninas atravessam um caminho misterioso para chegar até o “bom velhinho”.

SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.