clicRBS
Nova busca - outros

Sobre o programa

Loja da Esquina

Através da mistura de ficção e realidade, Loja da Esquina mostra o comportamento e a trajetória do Rio Grande do Sul nas últimas cinco décadas.

A série, em quatro capítulos, narra a história da família de Orlando e Mafalda, proprietários de uma loja, inaugurada na década de 1950 para venda de aparelhos de rádios e logo mais, televisores. O casal cria o filho Alfredo e o neto Gabriel. E com a adaptação da loja aos novos tempos, eles também vão vendo, através de sons e imagens, as transformações culturais, sociais e estéticas das últimas cinco décadas.
O neto, ao atingir a idade adulta, é quem comanda a loja e recebe uma proposta para vender o estabelecimento. Gabriel tem um blog na Internet onde recupera a história de sua família. De pano de fundo, o personagem vai narrando os principais acontecimentos que marcaram a transformação na comunicação no País.
Loja da Esquina tem roteiro e direção de Camila Gonzatto e Frederico Pinto. No elenco estão Luiz Paulo Vasconcellos, Sandra Dani, Leonardo Machado, Felipe de Paula, Vanise Carneiro, Rafael Sieg e Roberta Savian. A série tem participações especiais dos atores Zé Adão Barbosa, Sissi Venturin e Oscar Simch. Fotografia de Maurício Borges de Medeiros e direção de arte de Luiz Roque.
A Coordenação de produção é de Zanza Pereira. Direção geral de Gilberto Perin. Realização da RBS TV de Porto Alegre.

Episódios

O rádio foi só o começo

É 2007, Gabriel entra na Loja da Esquina carregando um rádio antigo. É o início de sua viagem aos últimos 50 anos, que marcaram a vida da sua família. Em 1957, Orlando, avô de Gabriel, inaugura a loja. Junto da esposa Mafalda, Orlando cria o filho Alfredo e logo depois, o neto Gabriel.
Gabriel recebe uma proposta de compra da loja e inicia sua retrospectiva pessoal sobre a vida de sua família. Fatos que marcaram a história entre 1957 e 1969, como a viagem da cadela Laika a bordo do Sputnik 2, a posse de Jânio Quadros, a invenção do biquíni, o hino da Legalidade, a Jovem Guarda, os festivais de música e o AI-5 fazem parte do primeiro episódio de Loja da Esquina.
A ficção, mesclada com acontecimentos reais, vão permear as vidas destes personagens. Mafalda decide usar biquíni, Alfredo participa de protestos estudantis, Orlando acompanha a tecnologia e passa a vender aparelhos de televisão em sua loja.

Além de futebol, queremos Anistia

Copa de 1970. Alfredo, pai de Gabriel, anuncia que vai sair de casa. O Brasil é campeão. No primeiro grito de independência, Alfredo consegue se mudar para uma “república” no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Mas a enchente de 1971 o traz novamente para casa.
Momentos os protestos pela Anistia, as telenovelas (“Bem-Amado” e “Dancing Days”), a “onda disco”, os protestos contra a Borregaard, e outros assuntos marcantes constituem o segundo episódio da série.
Alfredo consegue definitivamente se mudar de casa e ao som de Caetano Veloso e outros tropicalistas, vai morar em uma comunidade hippie em Garopaba (SC). Orlando segue cuidando da loja, enquanto Mafalda participa do Jornal do Almoço. Nasce Gabriel e Alfredo vai trabalhar com informática em Nova Iorque. Gabriel escreve as histórias de vida de seu pai e seus avós em seu blog e segue pensando no rumo da sua própria história.

Quando o muro caiu

As histórias no blog de Gabriel passam a vir de suas próprias lembranças: sua infância nos anos 1980 na loja ao lado do avô, ET, Playmobil, Atari, Balão Mágico, a vinda do Papa a Porto Alegre, as Diretas Já.
Inácio, rapaz do interior, vai trabalhar na loja e mostra o rock gaúcho para o menino: Replicantes, De Falla, TNT, Garotos da Rua. Alfredo continua mandando notícias de Nova Iorque.
De 1980 a 1990, muitas coisas mudaram. A Loja da Esquina acompanha as transições do Plano Cruzado e da economia do país, depois vieram as fiscais do Sarney, o Rock in Rio, “Blade Runner” nos cinemas.
Em 2007, a dúvida de Gabriel aumenta: vender a loja e acabar com o negócio que seu avô preservou a vida inteira ou dar início a uma nova etapa ao lado de Amanda, sua namorada.

Um céu cheio de estrelas

Gabriel visita a sua adolescência nos anos 1990: movimento grunge, camisa xadrez, walkman, transição do Cruzeiro para o Real. Entre os principais acontecimentos que marcam o último episódio de Loja da Esquina, a Guerra do Iraque, o impeachment de Collor, o Plano Real, a Copa de 1994. Inácio decide voltar para o interior, onde a vida é mais calma. Mafalda e Gabriel tocam a loja sem Orlando. Gabriel passa no vestibular para Física e a vida não pára. Gabriel segue escrevendo no blog. Amanda anuncia que está grávida e a oferta de compra da loja continua em pé. Acontece o fatídico 11 de setembro, Gabriel conversa com o pai pelo MSN. Mafalda se tranquiliza ao saber que Alfredo não estava no World Trade Center.
A gravidez de Amanda, a família aumentando, e a dúvida permanece: vender a loja ou rumar para uma nova vida, buscando um novo caminho como astrônomo.

Família Loja da Esquina:

Orlando década de 1950 a 1980 - Leonardo Machado
Mafalda década de 1950 a 1980 - Vanise Carneiro
Orlando pós década de 1980 - Luiz Paulo Vasconcellos
Mafalda pós década de 1980 - Sandra Dani
Alfredo na infância - Pedro Licks
Alfredo adulto - Felipe de Paula
Gabriel bebê - Luigi Bassani
Gabriel na infância - Guilherme Bortolini
Gabriel na adolescência - Ricardo Seffner
Gabriel adulto - Rafael Sieg
Participações especiais:
Júlia - Sissi Venturin
Seu Américo - Zé Adão Barbosa
Inácio - Daniel Bacchieri
Carteiro - Artur José Pinto
Empresário - Oscar Simch
Amanda - Roberta Savian

Ficha Técnica:

Roteiro e direção: Camila Gonzatto e Frederico Pinto
Elenco: Luiz Paulo Vasconcellos, Sandra Dani, Leonardo Machado, Vanise Carneiro, Rafael Sieg, Roberta Savian, Guilherme Bortolini, Ricardo Seffner, Tadeu Liesenfeld, Daniel Bacchieri, Artur José Pinto, Pedro Licks e Luigi Bassani, Zé Adão Barbosa, Sissi Venturin, Oscar Simch, Fábio Erdos, Miguel Sisto, Cristina Salib, Bruno Sutil e Taiuri Muller.
Fotografia: Maurício Borges de Medeiros
Direção de arte: Luiz Roque
Animação: José Maia e Moisés Leidens
Montagem: Kiko Ferraz
2º Assistente de direção e desenhista de som: Gabriela Bervian
Trilha sonora original: Jean Presser
Locuções: Armindo Antônio Ranzolin, Gilberto Verardi e João Cláudio Grass
Direção de produção: Taíssa Grisi
Produção de locação: Glauco Urbim
Produção de elenco: Simone Buttelli
Produção de objetos: Valéria Verba
Figurino: Cacá Velasco
Maquiagem: Baby Marques
Still: Flávio Dutra
Imagens: Marcelo Theil e André Maciel
Continuidade: Guilherme Keenam
Assistente de produção: Camila Machado e Jéssica Luz
Assistente direção: Janaína Fischer
Assistência de figurino: Fabiane Alves
Assistência de maquiagem: Deby Marques
Assistência de montagem: Lísia Faccin
Finalização: Luciano Fagundes
Contrarregra: Emerson Figueiredo “Baby”
Cenografia: Rita Faustini
Cenotécnico: “Carlão”

Diretores

Frederico Pinto

Diretor e roteirista. Dirigiu Docinhos (35mm, 2002, stop-motion e imagem real), 24 Horas (Histórias Curtas/RBS TV, 2002), Salão Aurora (Histórias Curtas/ RBS TV, 2004), Foi onde deu pra chegar de bicicleta (Histórias Curtas/ RBS TV, 2005), Os Olhos do Pianista (35mm, stop-motion, 2005) e Quintana inventa o mundo (Quintana Anjo Poeta/RBS TV, 2006). Atualmente, está em fase de captação de recursos do seu primeiro longa-metragem de animação As Aventuras do Avião Vermelho (vencedor do II Prêmio Santander Cultural/Prefeitura de Porto Alegre para o desenvolvimento de Projetos de Longa-metragem e do projeto Petrobras Cultural), que também será dirigido por José Maia.

Camila Gonzatto

Roteirista, diretora e produtora. Escreveu o roteiro e dirigiu os filmes: Antes que Esfrie (Super 8, 2002), Intimidade (35mm, 2004), Salão Aurora (com Frederico Pinto, RBS TV, 2004), Festa de Casamento (com Frederico Pinto, RBS TV, 2005), Quintana inventa o mundo (com Frederico Pinto, RBS TV, 2006) e É pra Presente (RBS TV, 2006). Foi produtora executiva de 24 Horas (RBS TV, 2002), Salão Aurora (35mm, 2004), Os Olhos do Pianista (35mm, 2005) e Foi onde deu pra chegar de bicicleta (RBS TV, 2005). É corroteirista de As Aventuras do Avião Vermelho (longa-metragem de animação infantil, em captação de recursos).

SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.