clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 21/03/2014 08h45min

Centro de Educação Infantil Vice-prefeito Ivan Rodrigues comemora 40 anos em Joinville

Fundado em 1974, Centro ganha festa organizada nesta sexta pelos funcionários para os 124 alunos

Camila Nunes

O Centro de Educação Infantil (CEI) Vice-prefeito Ivan Rodrigues, no bairro Iririú, é a segunda casa da professora Elaine Cristina Martins Coradini, onde trabalha há 11 anos. Por isso, ela também participará da festa de aniversário de 40 anos da unidade mais antiga da rede municipal de ensino de Joinville.

As comemorações começam às 9 horas desta sexta e vão até a tarde, quando os pais buscarem os filhos. O presente dos alunos para o CEI será a apresentação do teatro As Borboletas. Eles também irão cantar, junto com professores e funcionários, Era uma Vez, de Toquinho. O bolo de aniversário foi produzido pelas cozinheiras da unidade. Com toques de amor, elas colocaram a mão na massa para fazer muitas gostosuras.

Apesar de a comemoração ser nesta sexta, a data oficial do aniversário é dia 4 de março. Inicialmente, a unidade era do Programa Centro de Educação e Recreação Infantil (Ceri) e funcionava no antigo prédio da Igreja São Sebastião, próximo das instalações atuais. Em 1978, o Ceri foi transferido para um novo prédio, na rua Xaxim, e ganhou o nome de Vice-prefeito Ivan Rodrigues (vice na gestão de Pedro Ivo Campos, entre 1973 e 1976). Em 1999, a unidade passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura e se transformou em CEI.

A união entre os 30 funcionários é o que mais encanta a professora Elaine, que pretende se aposentar dando aulas na unidade.

— É uma grande família, eu amo esse ambiente. Todo mundo que vem para cá cria raízes e não quer mais sair – contou.

A filha dela tem apenas oito anos, mas gostou tanto de estudar no CEI que já decidiu que será professora como a mãe.

— Mas ela quer trabalhar aqui, não tem plano B. Ela não cogita a hipótese de ir para outra escola — ressaltou.

Estrutura

Atualmente, a unidade tem 124 alunos de quatro meses a cinco anos. As crianças com até três anos ficam em período integral; as de quatro e cinco anos estudam em apenas um turno.

Apesar da harmonia entre alunos, professores e funcionários, o CEI sofre com algumas questões de infraestrutura, pois a última reforma foi em 2000. Os alunos precisam subir e descer escadas para chegar às salas de aula. Como a quadra não é coberta, quando chove os alunos não podem usá-la para fazer as atividades de educação física. O barulho dos carros na rua também causa transtornos.

— As crianças mais novas têm um intervalo para o sono, e o ruído da rua atrapalha — comenta a auxiliar de direção Andrea Bussmann.

Pitada de amor na panela

A cozinheira Adriane Darela Florêncio, de 46 anos, é uma das personagens do dia a dia do CEI Ivan Rodrigues. Funcionária há oito anos, Adriane é conhecida carinhosamente como a vovó do CEI. Ela também tem um neto de nove meses na unidade, mas trata todas as crianças como netos.

— A gente faz uma comida normal e coloca uma pitadinha de amor. Todo mundo elogia a minha comida e fico muito feliz — revela.

Adriane conta que realizou um sonho quando passou no concurso e foi chamada para trabalhar no CEI, pois gostaria de ter sido professora. Assim com Elaine, ela também considera a unidade a segunda casa.

A NOTÍCIA
Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Elaine durante aula com turminha do CEI Ivan Rodrigues, que fez aniversário no dia 4
Foto:  Rodrigo Philipps  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

15/04/2013 07h53min
Distrito de Pirabeiraba comemora 154 anos de história

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.