clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 11/03/2014 12h18min

Confira o que um estudante precisa saber para organizar o ano

Guia traz informações sobre os principais vestibulares do Estado e dicas para planejar os estudos

Para facilitar a sua vida, fizemos uma edição especial com um levantamento de tudo o que você precisa saber para planejar o ano, do início ao fim, e também outras ideias para o pós-Ensino Médio e a vida acadêmica.

UFRGS

As inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) devem ser abertas apenas no segundo semestre. No ano passado, foram pouco mais de 30 dias entre os meses de setembro e outubro. As provas ocorrem em janeiro.

> Leituras obrigatórias

A UFRGS costuma divulgar a lista de leituras obrigatórias no começo do ano letivo. Em 2013, a relação foi anunciada em 25 de março. Normalmente, são 12 obras, com romances, contos e poemas de diferentes períodos literários. Autores gaúchos figuram com frequência na lista. No vestibular passado, foram três: Lya Luft, Moacyr Scliar e João Simões Lopes Neto.

DICA

A UFRGS costuma alterar quatro obras da lista do ano anterior. Se o padrão das mudanças continuar o mesmo, cairão A Educação pela Pedra, de João Cabral de Melo Neto, História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, O Centauro no Jardim, de Moacyr Scliar, e Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto. Todos foram cobrados nos últimos três concursos.

Dessa forma, seriam mantidos os que estrearam em 2014 (Terras do Sem Fim, de Jorge Amado, Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, As Parceiras, de Lya Luft, e os 12 contos de Murilo Rubião) e os que apareceram em 2013 (Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro — heterônimo de Fernando Pessoa —, Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Esaú e Jacó, de Machado de Assis, e os poemas de Gregório de Matos Guerra).

> Provas específicas

Quem quer cursar Teatro, Artes Visuais ou Música na UFRGS tem de ser aprovado em uma prova de habilitação específica, em que são avaliados alguns conhecimentos prévios para cada área.

COMO SÃO

Teatro: são três partes de 20 minutos — monólogo (texto divulgado com antecedência), entrevista (uma análise dramatúrgica de uma peça) e improvisação (com tema sorteado na hora).

Artes Visuais: é preciso desenhar, quatro vezes, objetos de natureza morta (frutas, garrafas, pelúcias, tecidos etc.). A cada desenho, é necessário aumentar o grau de detalhe. São 15 minutos para cada etapa, e não é permitido o uso de borracha.

Música: são dois testes. Na prova prática, o candidato escolhe um instrumento e executa quatro músicas (duas de livre escolha e duas apresentadas na hora). A escrita avaliava conhecimentos de teoria, leitura e percepção.

UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também tem um vestibular próprio. Dividido em três provas — uma para cada ano do Ensino Médio —, o concurso pode ser feito em partes: o estudante que ainda não terminou o colégio pode fazer cada um dos testes ao fim de cada ano letivo.

As provas ocorrem em dezembro, com abertura das inscrições por volta de julho. O concurso da UFSM tem conteúdos diferenciados em relação aos da UFRGS, como filosofia. Há uma lista de leituras obrigatórias para cada prova, que inclui romances e coletâneas de contos e poemas.

Outras federais

O Estado tem outras cinco universidades federais e uma estadual. Essas instituições oferecem vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), na Capital

- Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana

- Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas e Capão do Leão

- Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar

- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo

- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em 23 cidades do Estado

ProUni gaúcho

O ProUni RS, do governo do Estado, tem critérios semelhantes ao do ProUni nacional para distribuir bolsas parciais e integrais em universidades privadas gaúchas. A seleção é baseada nas notas do Enem. A diferença é que a inscrição deve ser feita diretamente na instituição que oferece a bolsa. Leia mais em zhora.co/prounirs

Provas de inverno

Universidades, centros universitários e faculdades privados promovem processos seletivos durante o inverno. Confira algumas datas dos vestibulares de inverno das universidades particulares do Estado.

- PUCRS: 7 e 8 de junho

- UCS: 8 de junho

- Unijuí: previsto para 6 de julho

- UPF: 7 de junho

- Urcamp: 13 de julho

- URI: 29 de junho

- Feevale: previsto para 15 de junho

- As datas dos vestibulares da UCPel, da Ulbra, da Unicruz, da Unisc e da Unisinos ainda não foram definidas.

Sisu e ProUni

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá vagas em instituições públicas, deve abrir novas vagas no meio do ano. O período ainda não foi definido pelo Ministério da Educação. Em 2013, o prazo de inscrições teve cinco dias, entre 10 e 14 de junho. No RS, foram oferecidas apenas 831 das 40 mil vagas no Brasil.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é voltado para instituições particulares, oferecendo bolsas parciais e integrais. Também são duas edições por ano. Normalmente, as inscrições são abertas na semana seguinte ao encerramento do Sisu.

O calendário de inscrições para a segunda etapa do Sisu e do ProUni ainda não foi definido pelo Ministério da Educação (MEC). Para concorrer nos dois processos, é preciso fazer o Enem.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 ainda não tem data marcada, nem período de inscrições definido. Em 2013, foram 404 mil inscritos no Rio Grande do Sul. No país, o número de participantes confirmados ultrapassou os 7 milhões. Embora o calendário do MEC ainda não esteja fechado, fique sabendo: as inscrições do Enem, normalmente, são abertas em maio, e as provas ficam para o fim de outubro ou início de novembro.

Para estudar

> Grupos de estudo

Organizar grupos de estudo é uma boa alternativa para quem não tem tempo e/ou grana. Para criar o seu, reúna alguns amigos, escolha um tema ou uma matéria e combine dia, hora e local para os encontros. Não importa que nem todos tenham o mesmo livro ou a mesma apostila. É até bom ter materiais diversos, com outras explicações e exercícios diferentes.

> Clube de leitura

Para os vestibulares da UFRGS e da UFSM, você pode participar de um clube de leitura — uma espécie de grupo de estudo, mas voltado especificamente para um livro. No ano passado, a Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre, organizou encontros quinzenais e pretende repetir a dose no segundo semestre deste ano.

> Feira do Livro

Evento que vai chegar à 60ª edição em 2014, a Feira do Livro de Porto Alegre tem uma programação que pode ser útil para um vestibulando. Palestras abordam temas da atualidade (importantes especialmente para o Enem), autores, obras e períodos literários (nem tudo é leitura obrigatória num vestibular...). A Feira ocorre tradicionalmente entre outubro e novembro.

> Cinema para vestibulandos

Desde 2004, o ciclo História no Cinema para Vestibulandos exibe filmes e promove palestras relacionadas ao período histórico da trama. As sessões são gratuitas e abordam temas que podem aparecer nas provas da UFRGS. A programação de 2014 ainda não está pronta, mas deve começar entre abril e maio. Acesse historianocinemaparavestibulandos.blogspot.com.br para ver o que já rolou.

> Provas anteriores

Para ficar bem familiarizado com os diferentes estilos de questões, vale a pena fazer provas de anos anteriores dos vestibulares da UFRGS e da UFSM, bem como do Enem.

Confira os links

UFRGS: zhora.co/ufrgsanteriores

UFSM: zhora.co/anterioresufsm

Enem: zhora.co/enemanteriores

Para planejar

> UFRGS Portas Abertas

Guarde esta data: 17 de maio. Nesse sábado, nem tão distante assim, a universidade vai promover palestras, oficinas e passeios para apresentar cursos, formas de ingresso e lugares históricos dos campi. Muitas atividades exigem inscrição prévia. A programação será divulgada no site da UFRGS.

> Orientação profissional

Não sabe se vira professor, advogado, biólogo, engenheiro mecânico ou membro de uma comunidade alternativa que cultiva os próprios alimentos? Talvez um psicólogo especializado em orientação profissional possa te ajudar a encontrar o melhor caminho.

O Serviço de Orientação Profissional (SOP), da UFRGS, promove as Maratonas de Escolha Profissional. São encontros realizados aos sábados, pela manhã e à tarde, com participação dos pais. Os encontros devem começar em abril. As inscrições devem ser feitas presencialmente, no SOP (Rua Ramiro Barcelos, 2.777, Porto Alegre), com uma taxa sugerida de R$ 60. Informações pelo telefone (51) 3308-5453.

> Carreiras técnicas

Nem só de bacharelados e licenciaturas se faz uma carreira. Cursos técnicos (nível médio) e tecnológicos (nível superior) têm duração menor e são cada vez mais procurados por brasileiros. Dependendo das áreas, um profissional com diploma técnico pode receber um salário maior do que um bacharel ou licenciado.

> Feiras de intercâmbio

Se você quer ter uma experiência no Exterior para aprender um idioma ou assumir mais responsabilidades sobre a própria vida, fique atento às feiras de intercâmbio. Algumas ocorrem dentro de universidades e, seguidamente, trazem representantes de instituições estrangeiras. Você pode planejar desde um curso de língua a uma pós-graduação. Também há diversas opções para terminar o Ensino Médio ou fazer a faculdade lá fora.

> Candidatar-se a uma vaga no Exterior

A regra nas universidades norte-americanas e europeias é não fazer vestibular. A seleção é muito mais complexa e mais demorada. Dependendo do país, você terá de fazer testes de proficiência em alguma língua estrangeira, provas de redação e um exame ao estilo do Enem — mas que será um dos requisitos da disputa. Participar de atividades extracurriculares e voluntárias também conta.

> Ciência sem Fronteiras

O programa Ciências sem Fronteiras dá bolsas em universidades do Exterior para quem já está na universidade. As convocações para inscrições ocorrem várias vezes durante o ano. As áreas contempladas priorizam ciências exatas e da natureza, bem como tecnologia. Leia mais em cienciasemfronteiras.gov.br

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.