clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 26/11/2013 05h32min

Entenda como funciona a prova da Universidade Federal de Santa Maria

Com concurso em dezembro, vestibular da UFSM tem características bem particulares

Bruno Moraes  |  bruno.moraes@zerohora.com.br

Ao fim da primeira semana de dezembro, começa a disputa por uma das 4,5 mil vagas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Embora seja um sistema de seleção tradicional, o concurso tem características bem particulares quando comparado a outros processos seletivos.

O vestibular é aplicado em três dias, um para cada ano do Ensino Médio, com conteúdos de diversas matérias no mesmo exame. Isso permite que estudantes do 1º ano do EM, por exemplo, façam apenas a prova do primeiro dia, concluindo o processo nos vestibulares seguintes, fazendo as provas relativas aos outros dois anos.

Para as gêmeas de Veranópolis Camila e Débora Tressino Omizzolo, 18 anos, que vão fazer o concurso da UFSM, essa divisão não significa que as primeiras provas são mais fáceis.

— O primeiro dia não chega a ser mais simples do que os outros. A sequência das questões, nos três dias, é misturada, trazendo uma de matemática, depois uma de biologia e outra de geografia. Eu acho melhor assim, porque não cansa — comenta Camila, que vai concorrer a uma vaga em Direito.

Candidata de Odontologia, Débora destaca os conteúdos de filosofia que a prova exige:

— É um conteúdo a mais. Eu tenho aula no cursinho, mas o problema é que não é uma matéria muito trabalhada na escola.

Vestibulando de Medicina, Otávio Garcia Martins, 18 anos, já foi aprovado no vestibular da Ulbra. Na próxima semana, ele vai prestar as provas da UFSM pela segunda vez — a primeira foi no ano passado.

— As leituras obrigatórias da UFRGS ganham uma questão cada. Na UFSM, elas podem nem aparecer. Percebi que, em literatura, as questões não são muito complicadas. Um fator positivo é o tempo para fazer as provas, especialmente a de redação. Ela é no último dia, à tarde, separada da objetiva. Mas são apenas 25 linhas, o que é pouco para quem treina para a UFRGS — comenta Otávio.

COMO SE PREPARAR

Embora tenha recebido mais de 39 mil inscrições, o vestibular 2013 terá pouco mais de 28 mil participantes aptos a concorrer. Os outros 11 mil farão apenas as provas 1 e/ou 2 do processo seletivo seriado, referentes ao 1º e ao 2º anos do Ensino Médio. Os conteúdos das diferentes matérias são aleatórios, sendo abordados a partir de temas comuns. Na prova 1 de 2012, por exemplo, o turismo foi tema de questões de português, matemática e biologia.

— Seja qual for o vestibular, o aluno tem de fazer as provas de anos anteriores para não estranhar os tipos de questão trazidos nos testes — recomenda a professora Luísa Canella, do Grupo Unificado.

Confira algumas dicas de professores para não ser pego de surpresa em dezembro.

Biologia
— As questões são bem feitas, com conteúdos bem distribuídos.
— Cobra a amplitude da visão biológica do aluno.
— A prova traz expressões de linguagem técnica. Em algumas questões, opta-se por usar um vocabulário com termos tradicionais.
Professora Luciana Moreschi, do Grupo Unificado

Filosofia
— As questões de filosofia não trazem textos extensos. Além disso, não é comum que a prova traga textos de filósofos.
— A prova é bem direta, sem enrolação, e exige raciocínio e competência filosófica.
— Os temas costumam estar relacionados a debates e acontecimentos da sociedade.
— Ética é um tema recorrente, aparecendo frequentemente relacionada a modelos de compreensão ética. No modelo teleológico (que foca nas consequências das ações para classificá-las como moralmente boas), destacam-se Aristóteles e os filósofos utilitaristas. No deontológico (que enfatiza nas regras morais), destaca-se Immanuel Kant.
Professora Laura Nascimento, do Alternativa, pré-vestibular vinculado à UFSM

História
— A preferência pela interdisciplinaridade não torna as questões mais difíceis. Na verdade, pode ajudar o aluno a encarar um tema como a reforma agrária por diferentes perspectivas, amarrando o conhecimento.
— Temas abordados em obras artísticas também podem aparecer. Em geral, a arte é o mote para abordar conjunturas sociais da época em que foi produzida.
— Assuntos de atualidade foram temas recorrentes em questões do ano passado.
Professor Elias Costa, do Práxis, projeto ligado ao curso de História da UFSM

SOBRE O CONCURSO

— Provas: de 6 a 8 de dezembro
— Onde: nos municípios de Alegrete, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Torres (RS), Chapecó (SC) e Cascavel (PR)
— Vagas: 4.576
— Cotas: 34% das vagas são para estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escola pública e 5% para pessoas com deficiência

ZERO HORA
Tadeu Vilani / Agencia RBS

Camila, Otávio e Débora, que vão disputar as vagas, comentam a dificuldade de questões de filosofia
Foto:  Tadeu Vilani  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.