clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 12/11/2013 07h04min

Projeto de professora de Porto Alegre motiva a descoberta do prazer de uma boa história

"Literatura infantil: gostos, cheiros e memórias", de Nicole Bruna Sauthier Niche, integra a categoria Escola Particular

Heloisa Aruth Sturm  |  heloisa.sturm@zerohora.com.br

Bastaram apenas um gato, um rato e um livro. Foi assim que a professora Nicole Bruna Sauthier Niche envolveu alunos, pais e escritor em um projeto desenvolvido no primeiro semestre e que ainda permanece vivo no dia a dia das crianças. A partir do texto Amigos, mas não para Sempre, de Rogério Andrade Barbosa, ela desenvolveu uma série de atividades para seus alunos da Escola Projeto, em Porto Alegre.

Nicole, finalista do Prêmio RBS de Educação na categoria Escola Particular, queria aproximar as crianças da história. Transformou os dois personagens em bichos de pelúcia. Colocou-os escondidos em uma caixa surpresa e cativou as crianças, que, com apenas três anos de idade, achavam que os amigos tinham saído do livro. A cada fim de semana, uma delas era sorteada e levava a obra e os dois bonecos para casa, além de um livro de registros para contar a experiência. As crianças levaram a dupla para a praia, para a Serra e para o restaurante. E teve gente que quis levar até para a hora do banho, mas lembrou que gato não gosta de água.


Os dois passaram a fazer parte do dia a dia da turma e ajudaram nas tarefas de cores, números e nas brincadeiras. A iniciativa alcançou o professor de música, que compôs uma canção sobre a dupla com os alunos.

— Algumas crianças se apropriaram de tal forma do livro que conseguem utilizar as mesmas palavras do escritor no momento de fazer o reconto. Elas ficaram tão encantadas com a história, que um dia o professor de música chegou, e as crianças começaram um reconto espontâneo. Foi um momento tão bacana que o professor sugeriu que eles fizessem uma música.

Uma das crianças sugeriu gravar um CD para presentear o escritor.

— Ele escreveu um e-mail dizendo que a experiência que ele teve ali, esse reconhecimento, valeu mais do que todos os prêmios que ganhou — conta Nicole.

A cada ano, a escola escolhe um autor para trabalhar suas obras em todas as séries. De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Ana Isabel Lima Ramos Cardoso, o trabalho feito por essa professora é parte de um projeto maior que integra a proposta pedagógica desenvolvida pela escola há 25 anos: a formação do pequeno leitor.

UMA EDUCAÇÃO FEITA DE MEMÓRIAS

"Escolhi trabalhar com crianças dessa idade por compreender a ideia de que passa por mim a significação das coisas que elas levam pra vida toda. Isso faz muita diferença, então quero ser um canal de mediação nesse processo de aprendizagem, de encantamento, de descoberta do livro.

Quando eles viram sair de dentro da caixa os personagens da história que eles tinham acabado de escutar, uma das crianças disse: 'Profe, eles saíram de dentro do livro'. Essa sensação de aproximação da história, de ela poder ser real, palpável, vivenciada por eles, nessa idade é muito importante. Sou professora por causa das vivências que eu tive e dessa relação particular e pessoal com o livro. Acredito numa educação feita de memórias, como as que eu trago comigo.

Anualmente, temos um escritor convidado. As crianças se aproximam dessa obra de uma forma mais profunda, com diferentes gêneros, tipos de narrativas, e isso vai dando para elas a variedade e o suporte para irem construindo essa identidade de leitores. Os alunos da Projeto já têm naturalmente um encantamento com o livro, porque a escola tem esse viés, acredita e aposta na literatura como um caminho para o desenvolvimento das crianças."

MODO DE FAZER
Projeto: Literatura Infantil: gostos, cheiros e memórias

— Faça contato com editoras e escritores para manter uma relação permanente entre a escola e os profissionais.

— Escolha um autor para ser trabalhado em todas as séries do Ensino Fundamental e trabalhe com sua obra ao longo do ano, escolhendo os livros e os textos de acordo com cada faixa etária.

— Para as crianças menores, explore o livro de maneira ainda mais lúdica, recriando os personagens em forma de fantoches ou bichos de pelúcia.

— Faça um sistema de rodízio para que todos os alunos possam levar o livro e os personagens para casa nos fins de semana. Assim, eles poderão dar vida aos protagonistas e soltar a imaginação.

— Envolva os pais dos alunos, pedindo para que eles leiam para a criança e registrem a visita dos ilustres convidados.

— Use os personagens do livro para desenvolver atividades em outras áreas do conhecimento, como matemática, música e culinária.

— Convide o escritor para conhecer o trabalho que as crianças desenvolveram a partir da obra dele, e estimule os alunos a conversarem com ele.

Participe do júri popular

ESCOLA PARTICULAR
12/11 - Nicole Bruna Sauthier Niche
13/11 - Suzana Borges da Fonseca Bins
14/11 - Taise Soares de Oliveira

ESCOLA PÚBLICA
15/11 - Maria Alice Gouvêa Campesato
18/11 - Neusa Regina Klein Palma
19/11 - Rita Tessaro

PROJETO COMUNITÁRIO
20/11 - Clarisa Wolff Garcez
21/11 - Cristiane Fuzer
22/11 - Solange Carvalho de Souza

ZERO HORA
Diego Vara / Agencia RBS

Nicole criou dois fantoches que eram levados para casa pelas crianças da Escola Projeto
Foto:  Diego Vara  /  Agencia RBS


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.