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Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo  | 11/11/2013 11h

Conheça os nove finalistas do Prêmio RBS de Educação no Rio Grande do Sul

Concurso abre votação popular para a escolha do melhor trabalho de incentivo à leitura

A partir de hoje, você poderá ajudar a escolher as melhores práticas de incentivo à leitura do 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. Para participar, basta acessar o site do prêmio, assistir aos vídeos com os depoimentos dos finalistas e votar quantas vezes quiser.

A primeira edição do concurso vai premiar iniciativas de educadores e professores que trabalham com a mediação de leitura, ou seja, que desenvolvem formas criativas para fazer a ponte entre o texto e os leitores. São práticas direcionadas a um público abrangente: de crianças de dois anos, que ainda nem começaram a entender as primeiras letras, a jovens de 17, que já estão na fase de preparação para o vestibular.

Ao todo, foram 936 textos inscritos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com nove finalistas selecionados em cada Estado. Um júri especializado escolherá os vencedores em cada categoria: Escola Pública, Escola Privada e Projeto Comunitário. Além disso, dois dos projetos serão escolhidos pelo júri popular pela internet.No total, serão distribuídos R$ 155 mil em prêmios.

Reportagens vão mostrar projetos


Mais do que reconhecer trabalhos bem-sucedidos, o que se pretende é fazer com que boas práticas sejam compartilhadas. Por isso, a partir de amanhã, tem início uma série de reportagens na qual cada um dos projetos finalistas será apresentado em detalhes.

De acordo com a gerente-executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lucia Ritzel, o prêmio não só confere visibilidade a essas boas práticas, mas também propicia uma oportunidade de formação, já que os participantes puderam fazer um curso online gratuito sobre estratégias de mediação de leitura.

– Acreditamos que as três categorias do prêmio permitem uma troca de ideias para que as pessoas possam se inspirar e, com a votação popular, mobilizar também as comunidades em torno dessa causa. A educação de qualidade deve ser uma prioridade de todos – diz Lucia.


A votação estará aberta até 2 de dezembro, quando serão anunciados os vencedores.

O Prêmio RBS de Educação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

CONHEÇA OS PROJETOS DO RIO GRANDE DO SUL

::Escola Pública::

MARIA ALICE GOUVÊA CAMPESATO
Projeto: Viagens Literárias
Cidade: Porto Alegre
Com uma mala recheada de personagens e histórias,a professora Maria Alice Gouvêa Campesato viaja com seus alunos para um mundo de  aventuras. Os estudantes do 6º ano descobriram o prazer de ler e de estudar poesia. Ela explorou a sensibilidade dos estudantes, misturando poema, imagem e música, e criou um “varal literário” com poemas expostos pela sala de aula. A ideia gerou frutos e foram criadas atividades, como o clube de leitura e os saraus literários.

RITA TESSARO
Projeto: Ler é bom demais
Cidade: Sananduva
Rita Tessaro desenvolve um projeto que envolve a reciclagem de garrafas pet: além de o material ser usado na confecção das “sacolas de leitura”, onde os alunos carregam os livros para ler em casa, a venda dos recicláveis gera recursos para aquisição de novas publicações. Ela ainda aproximou mães e professores, ao incentivar a troca de receitas, escritas e colocadas na sacola. Também são feitas encenações com textos dos estudantes baseados nos livros da sacola.

NEUSA REGINA PALMA
Projeto: Descobrindo culturas e expressando ideias a partir da leitura
Cidade: São Leopoldo
A professora Neusa Regina Klein Palma usa diferentes linguagens e ferramentas para incentivar a leitura nas aulas de informática. Os alunos com idades entre 9 e 11 anos fizeram suas autobiografias a partir da análise da obra O Menino Maluquinho, de Ziraldo. Ela também criou fóruns virtuais para que os alunos do 5º ano desvendassem as lendas gauchescas e os poemas gaudérios. Os estudantes mais velhos criaram livros-jogos em RPG.

::Escola Particular::

NICOLE BRUNA SAUTHIER NICHE
Projeto: Literatura infantil: gostos, cheiros e memórias
Cidade: Porto Alegre
Bastaram apenas um gato, um rato e um livro. Foi assim que a professora Nicole Bruna Sauthier Niche envolveu alunos, pais e escritor. Ela transformou dois personagens do texto Amigos, mas Não para Sempre, de Rogério Andrade Barbosa, em fantoches e cativou as crianças que, aos três anos, achavam que os amigos tinham saído do livro. A cada fim de semana, uma criança levava a obra e os bonecos para casa, além de um livro de registros para contar a experiência.

TAISE SOARES DE OLIVEIRA
Cidade: Santiago
Projeto: Práticas pedagógicas de leitura: construindo novos saberes no mundo globalizado
A educadora Taise Soares de Oliveira transformou os estudantes em atores e roteiristas. Na biblioteca da escola, as histórias são contadas de forma lúdica: os alunos, entre dois e 12 anos, viram personagens dos contos, e ambientes do colégio, como o pátio e a sala de aula, tornam-se cenários. Ela incentivou as crianças a inventarem diferentes finais para a obra Visconde, o Feiticeiro, de Monteiro Lobato, e alguns deles fizeram uma encenação, além de um curta-metragem.

SUZANA BORGES DA FONSECA BINS
Projeto: Nova perspectiva para o ensino da literatura no Ensino Médio
Cidade: Porto Alegre
O grande desafio era transformar leitores semânticos, que decifram o que leem, em leitores críticos. Para isso, a professora Suzana Borges da Fonseca Bins fez uma reforma completa no programa de literatura. Em vez de limitar-se à apresentação cronológica das escolas literárias, optou por uma abordagem temática, escolhendo assuntos como amor, sociedade, pátria e identidade. E ainda incentivou os alunos a se tornarem escritores, criou um blog da disciplina e saraus.

::Projeto Comunitário::

SOLANGE CARVALHO DE SOUZA
Projeto: A mediação da leitura no Centro Adolescer
Cidade: Porto Alegre
Acostumada a trabalhar com jovens em situação de vulnerabilidade social, a pedagoga Solange Carvalho de Souza criou um espaço de leitura para jovens infratores que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação Provisória Carlos Santos. No local, os jovens também recebem reforço escolar e escrevem cartas para familiares. Eles são estimulados a criar textos, e os trabalhos literários são anualmente expostos na Feira do Livro de Porto Alegre.

CLARISA WOLFF GARCEZ
Projeto: Leitura: a janela para um novo mundo
Cidade: Porto Alegre
A professora Clarisa Wolff Garcez desenvolve um projeto de leitura com crianças e jovens em situação de pré e pós-transplante de órgãos no Instituto Via Vida Pró Doações e Transplantes. Com base na idade, nas origens, nos interesses e no grau de aprendizado das crianças e dos adolescentes que chegam ao instituto, ela elabora um plano específico para cada um e escolhe cuidadosamente os livros para que eles se transportem para um mundo de fantasia e entretenimento.

CRISTIANE FUZER
Projeto: Ateliê de textos: leitura e produção como (p)artes da educação
Cidade: Santa Maria
Clássicos da literatura infantil são trazidos para os dias atuais e recontados por alunos de anos finais do Ensino Fundamental em projeto desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria. A iniciativa foi criada por Cristiane Fuzer e conta com a ajuda de estudantes de graduação e pós-graduação. As atividades são feitas em 12 encontros, com etapas de pré-escrita, (re)escrita e pós-escrita, e ao final, ocorre a publicação de uma coletânea de contos reinventados.

ZERO HORA
Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Primeira edução do conurso vai distribuir R$ 155 mil para finalistas, vencedores e suas respectivas instituições
Foto:  Ricardo Wolffenbüttel  /  Agencia RBS


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